O filme Super Mario Bros é o recordista de bilheteria no planeta em 2023. O longa chegou aos cinemas no início de abril e já arrecadou mais de R$ 4 bilhões. No streaming AppleTV+, a produção Tetris narra a origem do clássico desafio das montagem de blocos que contagiou os adolescentes nos anos 1980. O sucesso estimulou a nostalgia e resgatou entre os jovens o gosto pelos videogames antigos.

Quem viveu a época e guardou seu aparelho tem nas mãos uma preciosidade. Na Santa Ifigênia, tradicional ponto de venda de eletrônicos em São Paulo, comerciantes chegam a pagar até R$ 900 por um Game Boy em bom estado. Há quem busque outras alternativas para curtir mais uma vez os hábitos do passado. A hamburgueria Fan Hour — Games and Burgers, em Pinheiros, é baseada nessa temática. Os clientes recebem um cardápio especial, onde podem escolher entre cartuchos do Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive, Nintendo Switch e Playstation One. “Na estreia do Super Mario Bros alguns clientes vieram fantasiados”, conta a proprietária Mariana Rezende. “Nosso público é formado por famílias. Recebemos cerca de 70% de pais e filhos, e o restante de jovens. A ideia é que essas gerações possam conviver e se divertir juntas.” O streamer sergipano Caio Cesar Reis, de 28 anos, aproveitou a passagem pela cidade para reviver o passado: “Quando eu era criança, jogava Mario Bros no Super Nintendo. Depois, tive um Game Boy verde-limão, que eu adorava.” Reis manteve o gosto por games, mas hoje utiliza novas plataformas, como o Twitch. “Nunca parei de jogar e cheguei a ter uma oportunidade de competir profissionalmente.”

A volta ao videogame da infância certamente recupera boas memórias e provoca emoções. Antes da internet, as pessoas se reuniam com os amigos diante do mesmo aparelho de TV, algo bem diferente do que acontece hoje. É o que diz o especialista em tecnologia Pedro Almeida: “A socialização era uma parte valiosa das memórias relativas a atividades do passado. Desde a criação da internet, a maior parte dos jovens se isola para jogar”, afirma. As trilhas sonoras e os gráficos com baixa resolução também estão entre os atrativos. “A simplicidade é muito importante. Os títulos modernos possuem dinâmicas e controles complicados. Quem não gosta de algo mais direto e desafiador, como os jogos antigos?” Mais tecnologia, como se vê, nem sempre é o caminho.

Divulgação