24/02/2023 - 9:30
O Ministério Público denunciou e agora a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro faz um cerco à Usina Canabrava, mas misteriosamente deixa ativa a sua inscrição estadual, confrontando a lei. A Canabrava foi objeto de ação do MPE que pediu a cassação do funcionamento. Segundo o MP, no Governo de Sérgio Cabral foi concedido um regime especial descabido que só trouxe prejuízos. Foram identificadas numerosas fraudes, dentre as quais a simulação de venda de etanol realizada pela Distribuidora Paranapanema. A SEFAZ avisa que o “processo de cancelamento da Inscrição do contribuinte está em andamento.
A Resolução SEFAZ 720/2014, no artigo 65, do Anexo I, estabelece prazo de 30 dias para interposição de recurso dos processos”. Mas a manifestação enviada à Coluna não esclarece por que a Inscrição ainda não foi impedida quando da publicação do processo. A resolução no 720 de 2014, em seu artigo 55, determina que o impedimento ocorra no momento da publicação da instauração do processo.
Canabrava foi alvo de ação do MPE que pediu a cassação de seu funcionamento. Identificaram-se fraudes na simulação de venda de etanol
Um ex a pé em Orlando

Por lei, Jair Bolsonaro tem direito a dois carros, dois assessores e quatro seguranças – contudo apenas em território nacional. Sua vida “simples” na fuga para Orlando, nos Estados Unidos, não conta com essa estrutura. Sem veículos oficiais e seguranças, ele fica a pé na cidade e conta com caronas dos novos vizinhos. E não passeia.
A batalha contra resorts em Pirenópolis

Trezentos anos depois de Santa Dica, a dita libertadora do povo goiano naqueles rincões, uma jovem vereadora tornou-se a esperança dos moradores de Pirenópolis. A luta é outra: preservar o bucolismo que levou a cidade turística a ganhar título de patrimônio do IPHAN. Ynaê Curado atua na Câmara para barrar o novo Plano Diretor que libera resorts no modelo timeshare (unidades compartilhadas) dentro da cidade. A ausência de estudos de impacto ambiental e de trânsito, e a falta de audiências públicas levaram o caso à Justiça, que mandou parar tudo. Gusttavo Lima e outros investidores têm hotéis anunciados.
Dois foragidos dão canseira na PF
A PF ainda resolve questões internas — há disputa velada para afastar a ala bolsonarista do comando de departamentos. Ao passo que leva um drible de dois foragidos, que dão canseira aos investigadores e à Inteligência. Até essa semana os policiais não sabiam o paradeiro dos blogueiros bolsonaristas Wellington Macedo – agora com alcunha de terrorista – e Allan dos Santos. A suspeita é de que o primeiro, acusado de plantar uma bomba num caminhão em Brasília, fugiu por terra para um país de fronteira. O outro segue nos Estados Unidos, sem endereço conhecido para ter uma visita dos agentes federais brasileiros em parceria com o FBI.
Tarcísio, a esperança da direita
A ausência do “líder” fujão, a indefinição do PL para o discurso da oposição, a falta de uma voz aguerrida na Câmara contra o PT levam deputados e senadores bolsonaristas a rever o apoio a Jair Bolsonaro. As críticas ao ex-presidente são contundentes entre portas — para não citar uns xingamentos. Boa parte da centro-direita que era aliada do clã não vê, ainda, um potencial candidato no senador Flávio Bolsonaro como herdeiro do espólio do pai, cuja carreira política nacional acabou para eles. Essa turma já começa a telefonar diariamente para o governador paulista, Tarcísio de Freitas.
Faroeste muito suspeito em Goiás
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, anda triste com o assassinato do amigo fazendeiro chamado Luiz Carlos. O crime encomendado, ocorrido em dezembro, segue envolto em mistérios. A Polícia Civil fez operação para cercar um major da PM, suspeito da execução, e o abateu em confronto.
OAB: cão conselheiro
Não há notícia na História de um animal tão importante desde o cavalo do imperador Calígula, nomeado senador. Bethoven, um shih-tzu, tornou-se um conselheiro na OAB-MG. Um gesto para valorizar o “animal não humano e absolutamente incapaz”, na versão dos advogados. Ele será diretor da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus Tratos.
Jatinhos bloqueados
A Aeronáutica bloqueou jatos para transporte de órgãos a fim de evitar que ministros recorram à FAB mais vezes para viajar aos redutos eleitorais. Desde 2016, a FAB transportou 1.729 órgãos, em 1.539 voos. Após revelarmos a farra de voos de cinco ministros para casa nos fins de semana, eles frearam a luxúria do benefício.
Nos bastidores
Sem o Data Venia
O STF demitiu um ‘ressocializando’, flagrado na rua com droga, contratado da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, que assessorava o gabinete do ministro Gilmar Mendes.
O mistério do exame
Desde o início de 2020, existem dois exames para detecção de Covid-19 no HFA da lista dos sigilos dos 100 anos. Seriam do então presidente e da esposa, após o retorno de comitiva contaminada dos EUA.
Alepo manda um S.O.S.
A TV foca as vítimas do terremoto na Turquia, mas o governo da Síria, não menos desesperado, enviou memorando às suas embaixadas ordenando pedirem dinheiro para reconstrução. Ofício com dados bancários circula entre empresários de Brasília.
A volta do assessor
O ex-ministro Ricardo Salles, agora deputado, levou para seu gabinete o ex-assessor no Meio Ambiente Davi Boutsiavaras, que responde a processo administrativo na Corregedoria da pasta por assédio moral.