14/04/2023 - 9:30
Uma briga de aposentados de estatais começa a ganhar eco no Governo e entre bancas advocatícias alertando para a ingerência política, de novo, nos conselhos dos fundos bilionários. Notório que houve gestões temerárias de alguns deles. Agora, novamente movimentos partidários se aproximaram das portas das diretorias. Não obstante esse cenário, os fundos continuam a descontar, até hoje, bom naco do pagamento de aposentadorias por causa de desmandos de conselheiros. Em diferentes fundos, a mordida vai de 20% a estupendos 40% do ganho mensal dos ex-servidores. O fantasma está voltando. O Petros, por exemplo, garantiu que não haveria mais descontos, e o conselho deliberativo aprovou desconto adicional de 6% em relação a déficit de 2021. Mais atentos aos conselheiros, houve reação dessa vez. Cerca de 13 mil aposentados entregaram ao Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Ministério da Previdência e MPF o “Manifesto aos Órgãos do Governo” contra interferências nas gestões.
Aposentados dos fundos de pensão de estatais federais entraram em alerta com novos descontos e o encosto tradicional de partidos nos conselhos
Um conselho de Lula

Diante da nomeação de nomes pesados do PT para a direção do BNDES, o presidente Lula da Silva telefonou para o chefe do bancão de fomento, Aloizio Mercadante, e lhe perguntou se havia vaga para ele, Lula. “Ou você vai querer que o BNDES também seja independente, igual o Banco Central?”, provocou. O presidente confia no sucesso do subordinado.
Feminicídio vira uma chaga do DF
Os números oficiais (e contam-se aqui apenas os registrados) não escondem uma realidade cruel que virou uma chaga anual do DF. Apenas nos três primeiros meses de 2023, as delegacias contaram nove feminicídios na capital e cidades satélites. Em todo o ano passado foram assassinadas 18 mulheres por seus namorados, maridos ou ex-companheiros. A situação levou delegacias a tomarem uma iniciativa bem-vinda em residenciais: Com aval da Secretaria de Segurança, delegados espalharam cartazes com whatsapp de policiais para denúncias de maus-tratos a mulheres. O GDF investe pesado em campanhas de conscientização na mídia.
União, um grande problema para Bivar

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar – que sofre para manter o controle do partido – descobriu que a situação não é a mesma que ele tinha no PSL na gestão de Jair Bolsonaro, quando comandou um bom grupo de deputados de primeiro mandato. Agora está encarando briga com filiados experientes, e há indicativos de crise forte com a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro. Uma das armas que deverão ser usadas numa ação indica escândalo que envolve o vice-presidente do UB, Antônio Rueda, e o deputado estadual Márcio Canela sobre utilização do fundo eleitoral. Há testemunhas, relatos e papéis de sobra.
O capítulo ITBI na novela do IPTU

Uma das cidades mais ricas do País – com crescimento de espigões de luxo, alguns com garagem em cada andar –, Goiânia convive com o progresso aliado à burocracia pública no meio do Brasil. No afã de fazer caixa logo no início da gestão, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), vice do falecido eleito Maguito Vilela, aumentou consideravelmente o IPTU e causou revolta. Não para por aí. Agora o novo problema é que nem a própria Prefeitura tem capacidade técnica para receber os milhões de reais por semana do ITBI, o imposto da venda de imóveis. Por inépcia e falta de pessoal qualificado.
Exemplo eleitoral do Cazaquistão
O exemplo de democracia eleitoral do Cazaquistão é citado por ministros da Esplanada. O país asiático realizou no mês passado a primeira eleição para o Mazhilis (similar à Câmara dos Deputados). Adotou-se modelo misto de voto em lista e distrital, e abriram 30% das vagas para as mulheres.
Uai, cadê os guardas?
Bateu uma preocupação no Governo de Minas Gerais, e os professores fazem eco entre salas para um alerta. Um dos primeiros atos do governador Romeu Zema (Novo) foi demitir 1.500 guardas armadas que ficavam nas escolas em bairros dominados pelo tráfico, em muitas cidades. O alerta voltou com o caso recente da creche de Santa Catarina.
São conselhos demais
Tensão nas agências, com risco de a conta ficar para a população. Não bastasse a desconfiança de que elas trabalham para as fiscalizadas, surge a Emenda nº 54 na MP 1.154 que dá poderes a conselheiros de Ministérios sobre ações das reguladoras. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção soltou manifesto contra.
Nos bastidores
Acharam os culpados
Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto não têm dúvidas: os culpados pela derrota são Carla Zambelli e Roberto Jefferson com suas aventuras pré-eleitorais de bang-bang.
Nova roupagem
A Associação dos Empreiteiros de Obras Públicas do Paraná tornou-se agora a Associação para o Progresso da Infraestrutura (APEOP). Roupagem mais leve em tempos de tanta desconfiança com construtoras.
Manchete na estante
Está à venda num site de leilões a coleção completa da finada Revista Manchete. Pela pechincha de R$ 45 mil. As edições citadas vão da nº 1, de 26 de abril de 1952, até a de nº 2046, de 30 de junho de 1991. Estão guardadas em caixas.
Pluralidade no ar
A Rádio Itatiaia diversifica a programação. Contratou o pastor bolsonarista André Valadão para ser comentarista. Ele terá um espaço semanal para falar aos mineiros sobre fé e histórias do cotidiano.