22/07/2016 - 18:00
Com o Estado Islâmico (EI) desesperado por feitos irracionais, tendo o Brasil de fato entrado na agenda com a prisão de um suposto grupo preparado para agir durante as Olimpíadas, e estando o nosso País envolvido em disputas políticas, não há saída: o Rio de Janeiro será ocupado militarmente. A presença maciça de tropas nas vias públicas da cidade maravilhosa certamente dará a população local, e a todos no geral, o sentimento de segurança pública, mas pouco representa de inibição para com os dois focos principais do problema, ou seja, o radicalismo do Estado Islâmico e a divisão interna entre brasileiros.
O EI age em locais com alta concentração de pessoas e em pequenos grupos. Já as manifestações políticas internas contra o governo, contra as Olimpíadas ou por qualquer outra razão, têm sucesso se atrapalharem e conseguirem a atenção de mídia. Em ambos os casos, muito pouco no dia a dia as tropas regulares em vias públicas podem fazer. Nos anos do Regime Militar, nem o uso maciço das Forças Armadas surtiu efeito. Colocado de forma simplista, porém, realista, quanto maior o número de prisões e de porrada desferidas contra os opositores, mais a tese original – combate à ditadura – era provada.
Agora, em pleno Século 21, com a vitória da democracia,estando o País em pleno Estado de Direito, lembremos a recente reunião do G20, na Europa. Ocorreram manifestações, que eram reprimidas na medida em que o cinturão de segurança era rompido. Nas Olimpíadas cordões de segurança estarão prontos a agir.
Contra o EI, a única maneira de agir é preventiva, com inteligência e colocando policial a paisana entre as multidões. O terreno de guerra é qualquer lugar que tenha gente. Difícil! Mas passadas as Olimpíadas vamos focar os investimentos no bem-estar dos brasileiros, resolvendo as crises política e econômica. Que os grandes eventos fiquem com outros países, e deles participaremos sem nenhum complexo de inferioridade.
Brasil
Ao vivo
Dilma Rousseff decidiu fazer pessoalmente a sua defesa no processo de impeachment. Vai insistir que não cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos que ampliaram a previsão de gastos do Orçamento sem autorização do Congresso
e pela pedalada no Plano Safra. À princípio fala na última semana de agosto. Em caso de derrota, a saída de Dilma seria notícia concorrente a dos Jogos, com menos ônus ao PT. Tem petista que acredita em Papai Noel.
Aviação civil
Pelos ares
Nesses dias de enormes filas para embarque em voos nacionais, merece atenção
o ex-ministro Osires Silva, que também presidiu a Embraer. Para ele, a burocracia e a confusão do governo federal são inimigos dos nossos aeroportos. “Cada terminal
tem cinco chefes” acentua, se referindo às agências, secretarias e até ministérios envolvidos no setor. “Onde muita gente cuida, ninguém cuida. Daí, a malha aérea não melhora e nem se amplia”.
Eleições
Voto aberto
Um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, o advogado e ex-petista Hélio Bicudo vai apoiar a senadora Marta Suplicy (PMDB) na eleição para a Prefeitura de São Paulo, que ocorre em outubro. Mais do que ex-filiados ao Partido dos Trabalhadores, a opção ganha peso densidade porque não há convívio entre ambos, desde 2004, quando ela deixou a prefeitura, onde o tinha como vice. À época surgiram na capital paulista o Bilhete Único e os CEUs (escolas com atividades extras em tempo integral). “Marta tem as melhores credenciais para o cargo”.
Religião
É recorde
As Escrituras Sagradas estão disponíveis para 2.935 idiomas falados por 6 bilhões de pessoas no mundo. Só em 2015 foram feitas traduções para novas 50 línguas, o que representa cerca de 160 milhões de pessoas, com auxílio das Sociedades Bíblicas Unidas, organização da qual faz parte a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Entre eles, o sidama (falado em parte da Etiópia), lusoga (Uganda), árabe marroquino (Marrocos), Rade (Vietnã) e yupik (Alasca).
Minas Gerais
Air P(T)imentel
Com aval do governador Fernando Pimentel, uma licitação deu a Two Taxi Aéreo, do Grupo JAD, de São Paulo, o direito de fazer ligações de nove cidades do interior mineiro com Belo Horizonte, a partir da segunda quinzena de agosto. O transporte não regular envolve passageiros e cargas, a bordo de aviões monomotores Cessna. Pimentel utilizou a Codemig para criação do Pirma (Projeto Integra;ão Regional de Minas Gerais). A estatal tem no comando Marco Antônio Castelo Branco. Ele já presidiu a Usiminas/Cosipa, siderúrgica cujas dívidas hoje somam cerca de R$ 9 bilhões.
Campo
Bloqueio de patrões
Cansados das invasões do MST em suas fazendas, empresários do agronegócio começaram a bloquear trechos da rodovia PA-150, no sudeste do Pará. Querem que o governador Simão Jatene (PSDB) mande a PM apoiar oficiais de Justiça no cumprimento de mandatos de “reintegração de posse”. Uma das áreas ocupadas é a Agro SB, que tem o banqueiro Daniel Dantas como um dos sócios.
Política
Olhos no Congresso
A movimentação de Eliseu Padilha desde que Michel Temer assumiu interinamente a Presidência da República fez surgir rumores de que ele irá se apresentar como um nome do PMDB ao Planalto, nas eleições de 2018. O ministro chefe da Casa Civil nega, mas dá sinais de que disputará uma das vagas que cada estado terá ao Senado – no caso gaúcho, hoje ocupadas por Ana Amélia (PP) e Paulo Paim (PT).
Gastronomia
Amargo no óleo
Presente no dia a dia de quem é adepto da comida saudável, o azeite está com uma inflação indigesta no preço. Sofreu alta de 15% no primeiro semestre (embalagem de 500 ml), três vezes mais que o IPCA, em relação ao período janeiro-junho do ano passado. O levantamento é da GFK, empresa global que monitora preços de milhares de produtos nos supermercados brasileiros. Pior do que a notícia é a estimativa dos analistas: de que o aumento vai continuar. Se a perspectiva se confirmar, muitas pessoas terão de trocar o azeite por outro tempero na hora da salada.
Música
Muito além da loja
Cada vez mais, a indústria do entretenimento abre seu leque para a tecnologia. Agora, além do lançamento dos álbuns nos formatos físico e digital, os artistas buscam parcerias com os serviços de download e streaming. É o que está fazendo a popstar Ivete Sangalo no seu novo “Acústico em Trancoso”. O trabalho estará disponível para os fãs a partir da sexta-feira 29.