20/04/2023 - 9:30
Cai por terra a balela de que o Superior Tribunal Militar atuou, dentro de sua competência legal, para coibir as torturas que a ditadura infligia a presos políticos. Diante dos ministros do STM, quando os torturados relatavam seus padecimentos, tudo se anotava, mas simplesmente pela nossa tradição cartorial. Assim, a falsa imagem do STM, à época do regime de exceção (1964-1985), esvaiu-se. Na semana passada, comprovou-se que cresce o número de consultas ao recém-inaugurado portal Voz Humana: os arquivos sonoros de presos políticos, reunindo mais de dez mil horas de gravações de sessões secretas entre 1974 e 1979. O arquivo, já existente, está agora aberto ao público sob a forma digital. O empenho para que eles viessem à luz cabe ao conceituado advogado Fernando Augusto Fernandes, um dos símbolos brasileiros na defesa do Estado de Direito. Em uma dessas gravações, é estarrecedor o que se escuta – e, aqui, é importante ressalvar que houve, sim, membros do tribunal que consignavam a sua indignação com a falta de respeito à dignidade humana. De volta a um dos áudios: quando presos políticos fizeram greve de fome em defesa de guerrilheiros sentenciados à pena de prisão perpétua, ouve-se o seguinte: “devia ser estimulada a greve de fome. A princípio, liberava mais vagas nos presídios”. É a fala de um ministro do STM em sessão de 1º de dezembro de 1977. E essa é apenas uma das tantas gravações desumanas.
Ele sabia?

As sessões do STM, agora à disposição do público sob a forma de portal, se deram no governo do general Ernesto Geisel, o quarto presidente do regime militar
ARQUEOLOGIA
Inesgotável Egito

A necrópole de Saqquara, no Egito, guarda tesouros arqueológicos da humanidade — isso explica a perseverança de pesquisadores em escavações na região. Mais uma vez saíram contemplados. Missão da Holanda e Itália localizou um conjunto de tumbas e capelas de 3,5 mil anos atrás — uma delas possui cento e quatro metros quadrados, dimensão raramente vista para tumbas em outra parte do mundo. Os cômodos subterrâneos têm paredes decoradas por gravuras do antigo império egípcio. “A descoberta é emocionante após tanto tempo escavando nessa área”, declarou Lara Weiss, curadora do museu holandês de Leiden, ao portal The National.
EDUCAÇÃO
Saint Paul lança programa de bolsas

A instituição de ensino Saint Paul Escola de Negócios trabalha há vinte e cinco anos para impactar de forma positiva o universo corporativo. Nessa direção ela está lançando o programa denominado Somar Saberes, que oferece cem bolsas de estudo em seus cursos de graduação, pós-graduação, especialização, MBA e em programas para cargos de liderança. Tanto pessoas quanto organizações que atuam sem fins lucrativos no setor corporativo podem participar. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23.
CIÊNCIA
Problemas nas placas tectônicas dos EUA

Durante uma simples viagem pelo Oceano Pacífico, a 80 quilômetros da costa do estado de Oregon, nos EUA, cientistas da Universidade de Washington identificaram um estranho vazamento abaixo da superfície. O sonar da embarcação mostrou uma fresta de cerca de cinco centímetros que, para além de expulsar as comuns bolhas de metano, também expele um líquido que, segundo os pesquisadores, trata-se de substância que serve de lubrificante para as placas tectônicas. Tal escape insinua a hipótese de terremoto, o que é motivo de preocupação. O local em que se descobriu o distúrbio é chamado de Oásis de Pítia, em homenagem a uma sacerdotisa da Grécia Antiga e fica na Zona de Subducção de Cascadia, exatamente onde se sabe que
há placas tectônicas.
