Cai por terra a balela de que o Superior Tribunal Militar atuou, dentro de sua competência legal, para coibir as torturas que a ditadura infligia a presos políticos. Diante dos ministros do STM, quando os torturados relatavam seus padecimentos, tudo se anotava, mas simplesmente pela nossa tradição cartorial. Assim, a falsa imagem do STM, à época do regime de exceção (1964-1985), esvaiu-se. Na semana passada, comprovou-se que cresce o número de consultas ao recém-inaugurado portal Voz Humana: os arquivos sonoros de presos políticos, reunindo mais de dez mil horas de gravações de sessões secretas entre 1974 e 1979. O arquivo, já existente, está agora aberto ao público sob a forma digital. O empenho para que eles viessem à luz cabe ao conceituado advogado Fernando Augusto Fernandes, um dos símbolos brasileiros na defesa do Estado de Direito. Em uma dessas gravações, é estarrecedor o que se escuta – e, aqui, é importante ressalvar que houve, sim, membros do tribunal que consignavam a sua indignação com a falta de respeito à dignidade humana. De volta a um dos áudios: quando presos políticos fizeram greve de fome em defesa de guerrilheiros sentenciados à pena de prisão perpétua, ouve-se o seguinte: “devia ser estimulada a greve de fome. A princípio, liberava mais vagas nos presídios”. É a fala de um ministro do STM em sessão de 1º de dezembro de 1977. E essa é apenas uma das tantas gravações desumanas.

Ele sabia?

Divulgação

As sessões do STM, agora à disposição do público sob a forma de portal, se deram no governo do general Ernesto Geisel, o quarto presidente do regime militar

ARQUEOLOGIA
Inesgotável Egito

A DESCOBERTA Necrópole de Saqqara: 3,5 mil anos de existência (Crédito:Divulgação)

A necrópole de Saqquara, no Egito, guarda tesouros arqueológicos da humanidade — isso explica a perseverança de pesquisadores em escavações na região. Mais uma vez saíram contemplados. Missão da Holanda e Itália localizou um conjunto de tumbas e capelas de 3,5 mil anos atrás — uma delas possui cento e quatro metros quadrados, dimensão raramente vista para tumbas em outra parte do mundo. Os cômodos subterrâneos têm paredes decoradas por gravuras do antigo império egípcio. “A descoberta é emocionante após tanto tempo escavando nessa área”, declarou Lara Weiss, curadora do museu holandês de Leiden, ao portal The National.

EDUCAÇÃO
Saint Paul lança programa de bolsas

PROGRESSO Uma das salas de aula do Saint Paul: oportunidades a todos com o programa Somar Saberes (Crédito:Divulgação)

A instituição de ensino Saint Paul Escola de Negócios trabalha há vinte e cinco anos para impactar de forma positiva o universo corporativo. Nessa direção ela está lançando o programa denominado Somar Saberes, que oferece cem bolsas de estudo em seus cursos de graduação, pós-graduação, especialização, MBA e em programas para cargos de liderança. Tanto pessoas quanto organizações que atuam sem fins lucrativos no setor corporativo podem participar. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23.

CIÊNCIA
Problemas nas placas tectônicas dos EUA

PESQUISA Evan Solomon: preocupação com a fenda descoberta

Durante uma simples viagem pelo Oceano Pacífico, a 80 quilômetros da costa do estado de Oregon, nos EUA, cientistas da Universidade de Washington identificaram um estranho vazamento abaixo da superfície. O sonar da embarcação mostrou uma fresta de cerca de cinco centímetros que, para além de expulsar as comuns bolhas de metano, também expele um líquido que, segundo os pesquisadores, trata-se de substância que serve de lubrificante para as placas tectônicas. Tal escape insinua a hipótese de terremoto, o que é motivo de preocupação. O local em que se descobriu o distúrbio é chamado de Oásis de Pítia, em homenagem a uma sacerdotisa da Grécia Antiga e fica na Zona de Subducção de Cascadia, exatamente onde se sabe que
há placas tectônicas.

Divulgação