O Conselho de Administração da Petrobras tem dificuldades em definir os nomes para submeter à assembleia de acionistas. Além das divergências entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da petroleira, Jean Paul Prates – egressos do Senado –, os nomes indicados recebem objeções diversas e não passam sem ressalvas pelo comitê de elegibilidade. Pela primeira vez na história, o MME manda uma lista de “suplentes” na esperança de ver quem do grupo vence o crivo. O caso mais inusitado é a indicação de um nome da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para o Conselho. O seu antecessor, que foi considerado conflitado, recebeu da União os votos, foi eleito na marra e hoje responde a processo na CVM. No meio do imbróglio, o bilionário Juca Abdala, maior acionista individual, volta a ser candidato ao conselho pela eleição em voto múltiplo. Apesar de seus votos serem sempre pela defesa de seus dividendos, ninguém lá dentro tem coragem de peitá-lo.

Ministro, presidente e comitê de elegibilidade da Petrobras batem cabeça para fechar os nomes para o Conselho em meio a interesses diversos

Ricos do PCC no Ceará

Oslaim Brito

Nas investigações do plano de sequestro do senador Sergio Moro, a PF descobriu expansão do PCC no Ceará – em ligações com advogados renomados e até parlamentares, conforme inquérito. Há uma linha de investigação sobre rede de postos de gasolina no Estado controlados pelos criminosos e contratos de Organizações de Saúde com Prefeituras e Estado.

Advogado some após grampo em sala

O meio advocatício de Brasília pega fogo com revelação entre portas. Um dos muitos advogados que atenderam ao clã Bolsonaro – não se trata do polêmico Wasseff – descobriu escuta ambiental numa de suas salas – que não é o escritório da banca – e sumiu do Brasil. Apurou que se tratava de investigação da Polícia Federal, e o grampo teria durado pelo menos quatro meses. A novela da vida real versa sobre tráfico de influência, com a atuação do advogado vendendo facilidades usando o nome de um filho do ex-presidente. Aliás, é uma das situações que até hoje irritam o patriarca: muitos advogados colaram nele para ganhar contratos na praça.

O 2º turno do MPF na eleição do Rio

tre-rj

A dobradinha entre PF e MP Federal no Rio de Janeiro segue de forma acelerada. Em fevereiro, foram abertas quase uma dúzia de investigações contra deputados estaduais e federais por suspeitas de crimes eleitorais. Ministros do Palácio do Planalto foram avisados, ainda em janeiro, de que haveria “perseguição política”, numa espécie de 2o turno. O patrono da investigação na PF é uma figura conhecida do gabinete do ex-deputado Marcelo Freixo, o qual tem dito que o Rio de Janeiro terá dias “terríveis”. Entre portas de bancas e gabinetes parlamentares, o que se comenta é que ele deve estar sabendo algo.

Já somos meio milhão em Portugal

Frank Fell

O serviço de imigração português já identificou quase 500 mil brasileiros em seu território. Até o ano passado, oficialmente, eram cerca de 250 mil, mas a alteração na legislação facilitou a legalização de muitos que estavam clandestinos — embora as autoridades lusas acreditem que o número seja superior. Só nas primeiras semanas da nova regra, 100 mil se registraram e, nesse momento, outros 170 mil estão na fila para conseguir legalização até o fim desse ano. O Governo de Portugal estimula a oficialização para atender ao grande número de vagas de empregos no setor de serviços no país.

Jovem Pan com Renan’s em Alagoas

A Rádio Jovem Pan voltará a ser retransmitida em Alagoas na faixa 100,7 FM. É a Rádio Correio, que pertence a Renan Filho, ministro de Lula da Silva, e a sua esposa, Renata Calheiros, conselheira do Tribunal de Contas do Estado e eleita na Assembleia também com o lobby do sogro senador.

Maré braba na Bahia

O quiprocó documental em que se meteram Armínio Fraga e José Roberto Marinho na Ilha de Boipeba, onde querem construir grande resort, atiçou o Governo a passar lupa. A Secretaria de Patrimônio da União realiza “estudo técnico aprofundado do processo” para conferir se o valida, por se tratar de área litorânea sob legislação federal.

Chagas sociais do País

ONGs de direitos humanos estão em alerta para combater esses crimes: Dados do Ministério da Justiça, de janeiro a novembro de 2022, registram alta de estupro, furto de veículo e lesão corporal seguida de morte no Brasil. Dados de dezembro ainda estão em compilação e podem piorar o cenário. Os números estão no blog da Coluna.

Nos bastidores

A batalha no PL

O deputado Ricardo Salles luta no PL para ser alçado a candidato de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas à Prefeitura de São Paulo. Ele cita que vence Guilherme Boulos.

Quem são, onde estão?

O Brasil conhecerá a lista atualizada dos estrangeiros que têm terras: onde estão as propriedades e de quem são. O deputado Paulo Fernando (Rep-DF) requereu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Homem do Planalto

Um dos homens mais poderosos da República hoje é o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo de advogados Prerrogativas. Lula da Silva deu a ele missão de fechar a lista do Conselhão do Planalto. A fila é grande e Aurélio muito visitado.

Massa do Cerrado

Para quem não sabia do potencial exportador do DF: Paulo Octavio, empresário de Brasília, revelou para o presidente da Apex, Jorge Viana, que uma fábrica do Gama exporta croissants para EUA, Japão e Europa.