Servir e atender bem ganharam um novo conceito em tempos de redes sociais. Empresários agora se adaptam ao termo ‘instagramável’. Livrarias, cafeterias e restaurantes, por exemplo, já projetam sua arquitetura e decoração exclusivamente para serem palco de conteúdo para a internet, com foco no Instagram. Quanto mais inusitado e curioso for o serviço, produto ou determinada área, mais chances daquilo virar uma foto ou vídeo, o que gera publicidade espontânea. Essa estratégia tende a crescer e deve ser incorporada ao pensamento de quem detém um estabelecimento. É o que aponta Thiago Cavalcante, especialista em marketing de influência e CEO da Inflr – empresa que conecta marcas a influenciadores. “Grande parte das pessoas escolhe o que comer, o que pensar, onde ir e o que comprar por elas, baseados em publicações de conhecidos e influenciadores. Quando os empreendimentos começaram a perceber esta movimentação, passaram a criar estes espaços”, analisa.

PAISAGEM Bar no Rio de Janeiro tem deck feito para engajar no mundo digital (Crédito:Thiago Bernardes)

Em São Paulo, a cafeteria Gato Griô Café 2D, na Consolação, foi inaugurada em maio e viralizou na internet. Eduardo Badaró e Cássio Cícero, os proprietários, projetaram tudo no ‘instagramável’: das paredes à louça. O local é todo preto e branco com traços que te transportam para um mundo em duas dimensões. A inspiração surgiu em um filme visto pela dupla e levou um ano para ser planejada. Com R$ 150 mil de investimento, foram necessários 11 dias de pintura para que o conceito saísse do papel. “Tudo é pintado à mão. Deu trabalho porque o desafio foi criar um ambiente que não ficasse sufocante. Trabalhamos para atrair as pessoas. Mas ter isso em um mês e meio foi uma surpresa antecipada”, conta Badaró. “A parte do instagramável é só um dos pontos. O nosso foco era entrar no ramo da hospitalidade, receber pessoas e conseguir proporcionar bons momentos em que você possa sair da correria e estar num lugar agradável”, defende Cícero. Os criativos empreendedores planejam uma nova ala viral no estabelecimento: um café de gatos para que consumidores possam interagir com os felinos.

Se a dupla de São Paulo projetou tudo do zero, o empresário Renan Monteiro, do Rio de Janeiro, teve a visão de aproveitar a natureza. Ele é proprietário do Mirante Rocinha, bar e restaurante com perspectiva privilegiada da cidade. Morador da comunidade, ele inaugurou o empreendimento em 2018 com a arquitetura totalmente pensada para a internet. O bar tem dois andares com um disputadíssimo deck instagramável para se obter uma foto paradisíaca do Rio de Janeiro — panorama esse possível até do banheiro, que tem uma parede de vidro. “Construímos tudo para não deixar a paisagem se perder”, especifica. Monteiro investiu mais de R$ 1 milhão no propósito, pois não basta focar no digital. Tudo foi aplicado no cardápio com gastronomia contemporânea e alta coquetelaria. A junção do engajamento com o bom serviço deu resultado. “Nossos clientes vêm 80% por meio da internet. O Instagram é nossa maior ferramenta”, comemora.

Ações temporárias

Ações instagramáveis temporárias também caem bem. No mês de junho, o Shopping Penha, na Zona Leste de São Paulo, aumentou a movimentação física e virtual graças a uma atividade para as redes sociais. Uma plataforma 360º munida de câmera foi montada no local para que clientes fizessem vídeos para o reels, gravações curtas do Instagram. Os registros são os mais assistidos até hoje no perfil da empresa. O bom resultado do ‘instagramável’ é uma tática para quem deseja ter vantagem no mercado. Porém, os empresários não devem esquecer a alma do negócio. “A qualidade dos produtos oferecidos neste espaço deve sempre prevalecer”, frisa Cavalcante. O serviço online, por sua vez, agradece a inovação. “Atualmente, 90% das pessoas seguem uma marca na plataforma. Oferecer espaços que gerem oportunidades de produção de conteúdo permite que elas participem da história do negócio”, diz Melissa Magrani, diretora de comunicação do Instagram para a América Latina.