27/01/2023 - 9:30
O calor intenso aumentou a procura pelo day use (uso por um dia) em hotéis cinco estrelas. No modelo de curta hospedagem, o cliente usufrui das áreas comuns e de lazer sem dormir no local. No verão, o foco são as piscinas, mais do que gastronomia ou outras conveniências. Atrai a possibilidade de curtir o sol em um espaço diferente e recarregar as energias saindo da rotina. A experiência difere de um clube — muitas vezes, lotado — ou de viajar até o litoral. No day use, os serviços são personalizados e, para quem tem crianças, há atividades monitoradas. “Os preços são acessíveis e é uma nova forma de lazer para a família, que pode desfrutar de um hotel de luxo”, diz Caio Kuhner, gerente comercial do Hurb, agência de viagens online. “Para o estabelecimento, é uma opção de aumentar a receita e trazer um público novo. Existe o benefício da venda de alimentos e bebidas, que muitas vezes corresponde até a 50% da receita de um hotel.”
Na capital paulista, o Grand Hyatt São Paulo oferece a modalidade a R$ 350 por pessoa. Além das piscinas, interna e externa, o consumidor tem direito a sauna seca e academia. “A ideia é relaxar em um resort urbano”, ressalta Daniela Bergamini, gerente de marketing. No Hilton São Paulo Morumbi, a prática custa R$ 595 para duas pessoas, café da manhã incluso. E há mais, para entreter o usuário. “Aos sábados, temos o ‘happy sunset’, um tributo ao pôr do sol na piscina”, conta Klaus Ziller, gerente geral.
Aos interessados, é preciso verificar se o lugar desejado faz reservas para fins de semana e feriados. No Renaissance São Paulo Hotel, por exemplo, o pacote de R$ 605 só é válido de segunda a sexta-feira. “O paulistano quer descansar como se estivesse viajando. Então, é como viajar sem sair da cidade”, analisa Fernando Bacalá, diretor de vendas do negócio. O Palácio Tangará também recebe hóspedes entre terça e sexta-feira, com spa além da piscina — a opção completa sai por R$ 1.635. “É o produto mais vendido no nosso site. Funciona bem como sugestão de presente de aniversário ou datas comemorativas”, diz Juliana Pestana, diretora de marketing.
Quem aderiu ao modelo só lista benefícios. “É perfeito para passar um momento diferente, seja por algo especial ou simplesmente para mimar a si mesmo”, destaca a analista de conteúdo Lívia Lúcio, de 26 anos, que recentemente esteve no CDesign, no Rio de Janeiro.