12/08/2022 - 9:30

de Kourtney Kardashian, abusa das roupas com logos famosos: sobretudo Gucci (Crédito:Marc Piasecki)
Quem navega pelas redes sociais das principais celebridades e influenciadores do País já deve ter notado uma tendência que também está nas vitrines dos centros comerciais de alto padrão Brasil afora: são as roupas de luxo feitas para o público infantil. Enquanto marcas como Valentino, Balenciaga, Burberry, Gucci e tantas outras já estão bem estabelecidas entre os adultos, as roupas dos pequenos começam a ganhar popularidade com a explosão de conteúdo de moda publicado principalmente no Instagram e no Tik Tok. Influenciadores mirins e filhos dos famosos acabam transformando em moda nacional o que já é comum no exterior. Contudo, os preços ainda são bastante salgados por aqui e isso não deve mudar tão cedo.
Afinal, quem pode pagar R$ 3 mil em um moletom com capuz que uma criança em fase de crescimento usará apenas por um curto período de tempo? A estilista de moda infantil Kika Pagnot explica que o mercado de segunda mão de luxo também cresceu bastante e pode ser uma boa opção para quem se assusta com os valores nas etiquetas ou que pretende apostar em peças atemporais. “Acessórios como bolsas, cintos, chapéus e cachecóis podem ser uma saída, uma vez que eles duram mais no guarda-roupa, pois não dependem tanto do crescimento da criança”, diz.
Para a modelo e influenciadora Ana Paula Siebert, de 34 anos, o segredo é combinar as roupas básicas, compradas em lojas de departamento, com peças exclusivas, para serem usadas em ocasiões específicas. “A minha filha tem roupas bacanas para passear, de festa e para quando eu quero vesti-la combinando com alguma peça minha”, diz. Ela é mãe da pequena Vicky, de dois anos, que constantemente é flagrada ao lado da mãe dividindo a mesma estampa, seja um biquíni da grife britânica Burberry ou um vestido da italiana Dolce & Gabbana. “Sempre gostei muito da proposta mãe e filha na moda, acho muito fofo e acho que é muito feminino a gente estar igual. Ela gosta bastante e fala ‘igual da mamãe’, então tenho muito prazer em me ver vestida como ela”, explica.
Ao renovar o guarda-roupa da pequena, Ana Paula doa e também faz sorteios em suas redes sociais, fora o que acaba ficando para as outras crianças da família. E o fenômeno da moda circular é tão vasto que atinge até algumas das famílias mais endinheiradas do planeta, as empresárias do clã Kardashian. Além de se desfazerem das cobiçadas peças, elas acabam arrecadando fundos para diversos projetos sociais. A Farfetch, plataforma global para a indústria de luxo, onde é possível adquirir artigos das principais marcas com linhas infanto-juvenis, divulgou um relatório mostrando que os pais da nova geração, principalmente os millennials, são os que mais aderiram a essa moda e “parecem ser uma nova força motriz no consumo de roupa infantil de luxo”. O documento diz ainda que há uma forte tendência do streetwear para crianças, comparável ao recente aumento na popularidade entre adultos. As vendas de streetwear para crianças na plataforma cresceram 57% no último ano, com marcas como Golden Goose, Nike, Jordan, Stone Island e Yeezy entre as mais populares.