ATRASO Ventura: primeiro parlamentar da ultradireita (Crédito:Armando Franca)

Uma equipe da ONU esteve em Portugal para acompanhar o tratamento dado aos afrodescendentes. A sociedade, em sua maioria, recusa-se a admitir o passado colonialista do país. Segundo Dominique Day, que preside na ONU o grupo de estudos sobre ascendência africana, a situação preocupa: os negros são discriminados por parte da polícia, por colegas nas escolas, e, além disso, as mulheres pretas são as maiores vítimas de violações sexuais. Há discriminação racial que, aliás, o Brasil herdou estruturalmente. A situação agravou- se com a eleição de André Ventura, primeiro político da ultradireita no Parlamento de Portugal. Quase sempre, um democrata sozinho não faz diferença; mas basta um único ultradireitista para levar uma nação ao atraso. Não sem motivo, Ventura é chamado de “Bolsonaro português”.

RIO DE JANEIRO
Proteção ao cidadão e ao policial

PAZ Câmera: instrumento do Estado de Direito (Crédito:Gabriel de Paiva)

A PM do Estado do Rio de Janeiro ganhará um presente para trabalhar no réveillon e, a partir daí, terá de incorporá-lo em seu dia a dia. Frente aos índices que disparam das abordagens desnecessárias e excessivamente violentas, pode-se dizer que a população das comunidades, sobretudo os negros, é que terão nesse presente um ganho maior ainda. Trata-se de câmeras nos uniformes dos PMs que gravarão todo o procedimento dos agentes. No Estado de São Paulo, esse método foi adotado com excelentes resultados sem que o combate à delinquência tenha arrefecido. O governador João Doria soube combinar autoridade policial, respeito à lei e ao Estado de Direito. As câmeras funcionam também para defesa do policial se for injustamente acusado de abusos em sua função.

STF
André Mendonça na corte

Divulgação

Em meio ao mal-estar entre o presidente Jair Bolsonaro e o STF, tomou posse na quinta-feira 16, após quatro meses de sua indicação para o cargo de ministro, o advogado André Mendonça. A cerimônia aconteceu com formato mais reservado. Houve restrição no número de convidados, sessenta pessoas, e a exigência de apresentação do cartão de vacinação ou do comprovante de exame PCR. Para poder ir ao tribunal, Bolsonaro se submeteu ao teste — deu negativo. Resta saber se o terrivelmente evangélico Mendonça honrará o compromisso que assumiu na sabatina do Senado: seguir a Bíblia na vida pessoal, o que é pleno direito dele, mas na Corte agir de forma laica e de acordo com a Constituição.

JUSTIÇA
Luiz Fux determina a prisão dos condenados pelo incêndio da Boate Kiss

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, suspendeu na terça-feira 14 o habeas corpus que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedera aos quatros réus que foram condenados no Tribunal do Júri de Porto Alegre pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013 na cidade gaúcha de Santa Maria. Morreram duzentas e quarenta e duas pessoas e seiscentas e trinta e seis ficaram feridas. Os condenados são: Marcelo de Jesus, vocalista da banda Gurizada Fandangueira e autor do disparo do sinalizador que causou o incêndio; Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, proprietários da boate; e Luciano Bonilha, auxiliar da banda. As penas dadas pelo Tribunal do Júri vão de dezoito a vinte e dois anos de prisão. Com a decisão de Fux, eles aguardarão, já presos, o resultado de seus recursos de apelação.

BRASIL
Política da pernada

Divulgação

A pequena cidade de Borba fica no Amazonas e seu prefeito chama Simão Peixoto. No município vive o ex-vereador Erineu Alves da Silva, que não passa um dia sem criticar o alcaide — o apelido do ex-vereador é “Mirico”. Na semana passada, Mirico desafiou Peixoto para uma luta de MMA. No ringue, deu três pernadas no prefeito, que foi à lona. Assim mesmo, foi ele, o nocauteado, declarado vencedor. O ingresso eram alimentos que foram distribuídos à população carente.