14/10/2022 - 9:30
Um pouco acima do peso, com problemas nos ligamentos do joelho direito e crises de ciática, o papa Francisco, de 85 anos, agora cumpre agenda acompanhado de um assistente pessoal de saúde — uma espécie de cuidador que atende suas necessidades. Trata-se do enfermeiro da Santa Sé, Massimiliano Strappetti, 53, coordenador de enfermagem da Diretoria de Saúde e Higiene do Vaticano. O cargo foi criado pelo pontífice por causa de sua atual condição.
Em setembro do ano passado, quando o papa passou por cirurgia no intestino, Strappetti o atendeu. Ele foi uma espécie de salvador do pontífice, que sofria de um estreitamento do cólon causado por diverticulite. Em entrevista dada após a operação, Franscisco evidenciou que o profissional foi quem “salvou sua vida” ao convencê-lo de que não poderia adiar o procedimento. “É um enfermeiro que trabalha no Vaticano há 30 anos e tem experiência”, declarou ele. Strapetti se destaca pelo profissionalismo, dedicação e trabalhos na comunidade, com atendimento aos sem-teto.
Saúde debilitada

O papa já possui um médico pessoal, geriatra do Hospital Gemelli de Roma, mas devido às exigências atuais criou a vaga de assistente. Essa é a primeira vez que há uma nomeação nesse nível. João Paulo 2º teve diversos profissionais ao seu redor, mas sem o posto formal. Atualmente, a saúde do líder da Igreja Católica requer cuidados. Em uma cadeira de rodas, enfrenta inflamação no joelho. Por causa das dores, faz fisioterapia e infiltrações com frequência, uma vez que não quer se submeter à nova intervenção, pois teme a anestesia.