Colhido por uma infecção respiratória, o papa Francisco, 86 anos, foi internado no Policlinico Gemelli, em Roma, onde deveria permanecer hospitalizado por alguns dias, como informou o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni. O Sumo Pontífice vinha reclamando, nos últimos dias, de algumas dificuldades respiratórias. Por essa razão, na quarta-feira, 28, foi levado ao hospital para exames. Uma tomografia computadorizada do tórax apontou que não havia “problemas sérios” no sistema respiratório de Francisco, mas que, em decorrência da infecção, era “oportuno” que permanecesse sob cuidados médico-hospitalares. A saturação também estava dentro dos parâmetros esperados para a idade e foi descartada a infecção de Covid 19.

Depois da primeira noite do Sumo Pontífice no hospital, as enfermeiras se mostravam otimistas com a perspectiva de que ele deixasse o local ainda antes do Domingo de Ramos, no fim de semana. “O papa Francisco está emocionado com as muitas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela proximidade e oração”, disse o Vaticano em comunicado. Mas diante da incerteza sobre o tempo de internação, a Santa Sé já estaria estudando um “plano B” para as celebrações da Páscoa, tradicionalmente conduzidas pelo papa. Antes da ida ao hospital, o Sumo Pontífice havia comparecido normalmente à sua audiência geral no Vaticano, e não aparentava estar doente.

Francisco vem costurando nomeações para que o conclave que elegerá seu sucessor se identifique o máximo possível com seus ideais — sob seu comando, a Igreja Católica deixou para trás a ostentação e a impunidade e passou a ser mais inclusiva e aberta ao diálogo. Em agosto passado, o Papa nomeou 20 novos cardeais — teria hoje 61% do colégio cardinalício.

Imagem fake

Não era real a realista imagem viral do papa Francisco com uma vistosa jaqueta puffer branca que circulou no início da semana. A imagem foi criada por meio do Midjourney, serviço de inteligência artificial que gera imagens a partir de descrições textuais. A qualidade da criação é tão impressionante que muita gente acreditou se tratar de um novo estilo do Pontífice. Mas seu idealizador, o artista americano Pablo Xavier, disse ao BuzzFeed News que apenas tentou “fazer coisas engraçadas ou arte alucinante, coisas psicodélicas”. A imagem era falsa, mas reações provocadas mundo afora foram reais — e assustadoras: críticos da Igreja Católica chegaram a apontar que o papa Francisco estava ostentando um casaco da luxuosa grife espanhola Balenciaga.

BRINCADEIRA Imagem de uma jaqueta de grife do papa Francisco foi criada por meio da Inteligência Artificial (Crédito:Divulgação)