26/08/2022 - 9:30
Um dos efeitos colaterais mais inesperados da pandemia de Covid-19, pelo menos no Japão, foi a crescente sobriedade entre o público jovem. Isso até poderia ser uma coisa boa, não fosse a dificuldade financeira que a indústria do álcool – e principalmente a do saquê – está passando com a queda do consumo por parte dessa parcela da população. Diante da brusca mudança de comportamento, a Agência Nacional de Impostos do Japão lançou um concurso convidando pessoas com idades entre 20 e 39 anos a mandar ideias para incentivar a bebedeira desde que de forma moderada.
A campanha “Saquê Viva!”, que vai até o dia nove de setembro, pede “novos produtos e designs”, bem como formas de promover o consumo doméstico. Os participantes também são incentivados a explorar métodos de vendas usando o metaverso, de acordo com o site da campanha. Segundo dados da própria agência japonesa, a ingestão de álcool no país caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020. O declínio prejudicou receitas fiscais lucrativas: as taxas sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão (cerca de US$ 8 bilhões) em 2020, abaixo dos 3% em 2011 e 5% em 1980. Foi a maior queda na receita do imposto sobre o álcool em 31 anos, de acordo com o Japan Times.
O ministério da Saúde do Japão disse em nota esperar que a campanha também lembre as pessoas de beber somente a “quantidade apropriada de álcool”. Segundo dados do mesmo ministério, cerca de um milhão de japoneses sofrem de alcoolismo, enquanto cerca de 9,8 milhões são potencialmente viciados. Nas redes sociais, o público se divide entre aderir ou não ao “Saquê Viva!”, já que os números do coronavírus ainda são altos e o aumento do custo de vida e a inflação, que atingem o Ocidente, também chegaram ao país asiático. Uma usuária do Twitter escreveu: “Será que temos motivos para beber e comemorar?”. Os finalistas da competição serão convidados para uma cerimônia de gala em Tóquio e a administração fiscal disse que apoiaria a comercialização das ideias dos vencedores.