A tradicional expressão “idade não é documento” pode até fazer sentido quando é usada para se referir a pintores ou escritores, cujo talento não guarda nenhuma relação com a forma física ou a vitalidade. Há atividades, porém, que exigem fôlego e músculos de sobra – é o caso das estrelas de filmes de ação. Pelo menos era isso que se pensava até agora. Uma geração de astros de Hollywood não tem o menor pudor em desafiar tais convenções. Ao contrário: atores com 60 anos ou mais desbancaram os mocinhos e seguem na ativa firmes e fortes – principalmente fortes. O exemplo mais gritante é Harrison Ford, que fez 80 anos em meio ao período mais atribulado de sua carreira. Seu personagem mais recente, Jacob Dutton, na série 1923, é um cowboy durão que não foge de tiroteios e enfrenta com tranquilidade as temperaturas abaixo de zero. Ele também não decepciona no campo amoroso: tem energia de sobra até para as cenas românticas com seu par na história, a atriz Helen Mirren, de 77 anos.

Antes dessa aventura no Velho Oeste, Ford filmou dez episódios de Shrinking, série em que faz o papel de um psicólogo. Nenhum desses personagens, no entanto, é mais aguardado do que aquele que o tornou uma estrela: Indiana Jones, cuja franquia ganha seu quinto capítulo após um hiato de quinze anos. Em Relíquia do Destino, o arqueólogo enfrenta ex-agentes nazistas em plena guerra fria. Para rejuvenescer suas expressões faciais, a Disney criou uma tecnologia de inteligência artificial chamada Face Re-Aging Network, que atenua as linhas do rosto.

76 anos Sylvester Stallone e 75 anos Arnold Schwarzenegger

IMBATÍVEIS Stallone (à esq.) e Schwarzenegger: árduo trabalho (Crédito:Divulgação)

Ford não é o único ator de idade avançada que continua a se arriscar. Embora tenha vinte anos a menos, o galã Tom Cruise já não é um garoto. Aos 60 anos, porém, ele nunca foi tão radical. Em Missão Impossível 7 – Acerto de Contas, Cruise levou ao extremo sua opção por dispensar dublês em cenas perigosas. Dirigiu motocicletas em alta velocidade e saltou de paraquedas, para desespero das seguradoras que financiam a produção. Em Top Gun Maverick, sucesso de 2022, fez questão de ocupar o cockpit do co-piloto durante acrobacias e perigosíssimas tomadas aéreas.

70 anos Liam Neeson

VIOLENTO Liam Neeson: mudança tardia no perfil de seus personagens (Crédito:Divulgação)

O britânico Liam Neeson, de 70 anos, tem uma trajetória curiosa. Quando era mais jovem, atuou ao lado de Woody Allen e ganhou notoriedade como protagonista de A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, vencedor de sete Oscars. Mas suas escolhas ficaram bem diferentes com o passar dos anos, principalmente depois dos 60. De forma surpreendente, Neeson passou a interpretar papéis de agentes secretos e policiais violentos, perseguindo bandidos com armas em punho e abusando das lutas e artes marciais. De 2020 para cá, estrelou produções de gosto duvidoso e roteiros fracos, como Legado Explosivo, Na Mira do Perigo e Missão: Resgate, títulos que exageram nos clichês do gênero.

60 anos Tom Cruise

RADICAL Tom Cruise: astro dispensa dublês e exige fazer as cenas perigosas (Crédito:Divulgação)

Impossível não lembrar de duas lendas dos anos 1980, Sylvester Stallone, hoje com 76 anos, e Arnold Schwarzenegger, de 75. Com metralhadoras e granadas nas mãos, brilharam em campeões de bilheteria como Rambo e O Exterminador do Futuro, respectivamente. Eles também fazem parte dessa turma que continua viciada em adrenalina. No ano passado, Stallone foi o protagonista de Samaritano, onde distribuía socos e pontapés em grandes quantidades, como sempre fez. Já Schwarzenegger, depois de voltar ao papel de Exterminador, em 2019, no filme Destino Sombrio, vai atuar agora no explosivo King Fury, que estreia no segundo semestre. Para esses veteranos, aposentadoria é uma palavra que não existe – para a sorte do público.