A resposta para a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” ganhou uma nova e recorrente resposta nos últimos anos: influenciador digital, que tem sido o sonho de oito entre cada dez crianças e adolescentes, e plano de carreira de muitos jovens e também de adultos, alguns em transição de atividade. Criar conteúdo e influenciar pessoas é o plano de muitos ao redor do planeta. Segundo pesquisa da SignalFire, desde o final de 2020 existem pelo menos 50 milhões de influenciadores no mundo inteiro, que acumulam faturamento anual de US$ 100 bilhões por meio de plataformas como Instagram, Twitch e YouTube.

Quando o assunto é o Brasil, este é o País dos Influenciadores: segundo levantamento da Nielsen, são cerca de 500 mil. Soma-se a isso o fato de que 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e, destes, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência de 2021, 52% seguem pelo menos um influenciador. Com números tão expressivos, não é de se espantar que comecem a surgir escolas especializadas em formar influenciadores digitais: até instituições de ensino de peso como Senac e PUC estão apostando na formação.

O Senac oferece o curso de youtuber desde o ano passado na sua unidade da Lapa, em São Paulo, e tem tido muita procura de quem está iniciando no mercado e quer saber dominar vídeo e roteiro, por exemplo. “O perfil do aluno que procura nosso curso geralmente é aquele que já mexe com esse conteúdo e pensa em se profissionalizar, mas também há aqueles que querem entrar agora nesse meio”, conta Michelle Silva, docente de audiovisual do Senac São Paulo.

Na zona norte de São Paulo, dentro do Shopping D, a escola Lemon Influenx prepara, gratuitamente, novos talentos na arte de ganhar seguidores. Aos 40 anos, a atriz e modelo plus size Perolla Mello vê o curso como uma oportunidade de aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos. “Sou modelo, atriz e já era influencer mesmo sem saber, porque já divulgava produtos no Instagram, mas não dominava muito bem a técnica”, declara.

“Quando o influencer se preocupa com os detalhes, sai na frente e chama atenção para futuras parcerias” David Vicente, ator e professor

Durante a formação na Lemon, os alunos aprendem técnicas de gravação, atuação e comunicação utilizando as ferramentas disponíveis dentro de cada rede social, considerando também a linguagem apropriada para cada uma delas. As aulas são ministradas pelo ator, produtor artístico e criador de conteúdo David Vicente, que tem mais de 33 mil seguidores no Instagram, e pelo maquiador, artista plástico e produtor de moda Victor Reis. “O curso de influencer é uma forma de colocar o participante no mercado, fazendo com que saiba se posicionar com qualidade. Quando o influencer se preocupa com os detalhes, ele sai na frente, se torna um destaque e chama atenção para futuras publicidades e parcerias”, explica Vicente.

MUITOS LIKES Depois do curso de digital influencer, Perola Mello ampliou o engajamento de suas postagens (Crédito: GABRIEL REIS)

Essa realidade online foi sendo moldada na última década e passou por grandes transformações através dos anos, acompanhando as tendências, a morte e o nascimento de redes sociais, o comportamento dos consumidores e a valorização dos criadores de conteúdo.

Jornalista apaixonada por histórias reais, após seis de anos de formação e experiência em assessoria de imprensa voltada para famosos, médicos e marketing digital, Sabrina Souza decidiu se especializar em influência digital na PUCRS. “Senti a necessidade de saber mais sobre novas ferramentas que surgiram e ganharam força, de modo que pudesse aplicar o conhecimento na minha agência e melhorar o engajamento dos clientes”, diz.

Devido aos altos níveis de engajamento, os investimentos aumentaram nos últimos anos. Segundo levantamento da Invesp, 72% dos consumidores confiam mais em uma empresa depois que ela é recomendada por um influencer e 92% confiam em avaliações de influencers em vez de anúncios clássicos e recomendações de celebridades. Pesquisa do Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, mostra que cerca de 76% dos internautas no Brasil já consumiram produtos depois da indicação de influenciadores digitais.

“Depois do curso, um universo de possibilidades se abriu. Antes, mesmo com muitos seguidores, meus stories em 24 horas tinham 24 curtidas, e hoje têm mais de 200”, conclui Perolla Mello.