20/04/2023 - 9:30
O clima é péssimo nos diretórios do União Brasil (UB), que ganhou problema do seu tamanho: O gigantismo da legenda e a briga pelo seus milionários fundos eleitoral e partidário racham a base e podem enfraquecê-lo. Os maiores embates são de egressos do Democratas, descontentes com o pouco repasse do fundo eleitoral para suas campanhas. Presidente do partido, Luciano Bivar tem viajado o País para tentar acalmar importantes filiados, em vão. A debandada que se iniciou na bancada do Rio de Janeiro agora pode ganhar uma frente ampla nacional. Um grupo de parlamentares do UB apresentou Projeto de Lei para alterar a “janela partidária” para uma fresta a cada eleição (biênio), atualmente realizada a cada quatro anos. Nesse caso, derrubariam a necessidade de fidelidade partidária para deputados que desejam disputar eleições municipais, sem risco de perder o mandato. A ideia, bem-vinda já em outros partidos, prevê a “janela” de 30 dias antes do prazo de filiação, que seria em março de 2024.
Clima piora no União Brasil com a reclamação de filiados sobre repasses na eleição, e grupo apresenta PL que pode aumentar a debandada
E 2024 já começou

Presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo deu o pontapé inicial nas sondagens para as Prefeituras das capitais. Ele acredita que a polarização Lula x Bolsonaro vai prevalecer nas grandes cidades, todavia arrefecerá no interior. Também indica que o ex-presidente, que precisa de mídia, deve gravar mais rádio e TV para os candidatos.
Racismo, uma vergonha nacional
O Brasil continua uma vergonha mundial nos casos de racismo. Apenas no 1º trimestre de 2023 o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério, registrou 583 denúncias no País. Os números têm crescido. Foram 1.663 registros anotados oficialmente em todo o ano passado, contra 1.470 em 2021. Um dado mais triste: o mês que mais contabilizou esses episódios no biênio foi o de novembro – quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Nos dois anos, os Estados de São Paulo (294, em 2021; e 393, em 2022), Rio de Janeiro (238 e 274) e Minas Gerais (182 e 199) aparecem no topo dessa lista de denúncias.
Festival de caneladas na Arena do Galo

Presente sábado na inauguração da Arena MRV do Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, não citou em seu discurso o chefe, Lula da Silva. Não era regra, por ser investimento privado. Mas teve gente que torceu o nariz. Já o ex-presidente do Galo, o ex-prefeito Alexandre Kalil, não foi convidado porque está brigado com a atual diretoria. Dario – que fez o 1º gol do título do Brasileirão do time em 1971 – se queixou de que foi esquecido para a festa. No palco, se desdenharam o prefeito Fuad Noman e o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo, futuros adversários.
O último coronel de Bolsonaro

Passaram-se três meses e a lupa dos ministros palacianos atrás de nomeados de Bolsonaro ainda não chegou à Imprensa Nacional. Segue no comando o diretor-adjunto coronel Nilson Kazumi Nodiri – aliás, benquisto pela turma –, sucessor do diretor coronel Heldo, que deixou o cargo ao apagar das luzes de dezembro. Nodiri é oficial de infantaria da reserva, e segura a cadeira no aguardo de ventilado substituto. É mais um dos cargos na lista de partidos da base que reclamam da demora na nomeação de indicados. Na contramão, alguns servidores pedem a nomeação do colega aposentado Jorge Guerra.
Seu nome tem o apoio da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin) e da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Imprensa Nacional (Asapin).
Jatinho e hotel: rotina de Rueda
A rotina de bon vivant do vice-presidente do União, Antonio Rueda, causa ciúme até em aliados. Ele viaja o Brasil num jatinho Citation Excel e bate ponto no George V Casa Branca, hotel de luxo em São Paulo. Coisa para poucos, enquanto o partido pega fogo nos diretórios, como no RJ.
PDT ganha pontos
A despeito do fogo-amigo contra o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o PDT ganha pontos com Lula da Silva. A ação com mais chance de deixar Jair Bolsonaro inelegível no TSE foi protocolada pelo partido. A que cita abuso de poder e fake news na reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio na qual atacou as urnas e o TSE.
Contra-cheque família
Uma decisão do Conselho Nacional de Justiça chamou a atenção de desembargadores dos Tribunais de Justiças de alguns Estados. O CNJ aprovou, a pedido do TJ gaúcho, ajuda financeira a juízas solteiras, mulheres de juízes, gays, trans e juízes viúvos que tenham filhos em idade pré-escolar (até 7 anos). O modelo deve repercutir.
Nos bastidores
Os 93 de Sarney José Sarney completa 93 anos na segunda-feira (24), com missa e novena em casa, em Brasília, junto a filhos e netos. O presidente Lula da Silva e Janja devem comparecer.
Farra dos resorts
Novo capítulo na farra de resorts em Pirenópolis (GO). Uma juíza recuou da própria sentença, e liberou votação do plano diretor na Câmara (aprovado em 1º turno). Iphan e o MPF ainda fecham os olhos.
O retorno da UDN
A famigerada União Democrática Nacional ressuscita aos poucos pelas mãos de um político controverso do Espírito Santo, Marcus Alves, demitido da Casa Civil do Governo em 2017. Foi publicado no D.O. da União seu Estatuto no dia 12 de abril.
Arte na hospedagem
Fundador do Museu Inhotim, o empresário Bernardo Paz voltou a negociar a construção de um hotel 6 estrelas dentro do parque, contam amigos. E também planeja pousada boutique. Para todos os bolsos.