Mar do Sertão, da Globo, termina nesta sexta-feira (17), com um nome em evidência: o da atriz Giovana Cordeiro. Nos últimos capítulos, sua sedutora Xaviera foi fundamental para o desfecho — uma série deles, aliás, o que agradou em cheio ao público. “Nem nos meus melhores sonhos imaginei que ela seria acolhida como foi”, disse à ISTOÉ. Integrar o elenco de uma trama que exaltou o Nordeste satisfaz a artista de 26 anos pelo conteúdo abordado entre fé e raízes. “Foi um projeto rico culturalmente, o que me dá mais orgulho”. O folhetim de Mario Teixeira foi o primeiro em que Giovana experimentou a intensa rotina nos estúdios: tinha apenas uma folga por semana. “Me organizei para isso, minha prioridade era sempre a novela”, conta. Não à toa, ela embarcou em uma merecida viagem para o litoral do Rio Grande do Norte assim que o trabalho terminou. “Estou com o modo férias ativado”, afirmou. Em breve, ela poderá ser vista no filme Meu Sangue Ferve Por Você, sobre a vida de Sidney Magal. Para viver a mulher do cantor, fez aulas de dança e canto. Como essa produção também já está finalizada, agora ela só quer descansar e curtir a cachorrinha Jolie, sua paixão: “Ela sentia muito a minha falta”. O momento agora, portanto, é de renovar as energias.

Fervor latino

JON KOPALOFF

O ator Pedro Pascal atraiu olhares e holofotes no Oscar 2023. O chileno, de 47 anos, é o novo queridinho de Hollywood por suas boas atuações nas séries The Mandalorian, da Disney+, e The Last of Us, da HBO Max. Solteiro e sem filhos, o artista só faz aumentar o seu fã-clube: “Nunca imaginei isso”, confessa. No tapete vermelho, ao ser questionado sobre ser o galã do momento, Pascal fez piada: “Quando eu tinha sete anos, ficava me olhando no espelho e fazia poses. Mas acho que não aprendi nada”. Ele compareceu ao evento com a irmã, ou seja, um homem de família.

Por uma vida mais orgânica

Divulgação

Capinar o mato, cortar galhos e subir no telhado para reformá-lo fazem parte da rotina de Fernando Roncato, que registra suas atividades como faz-tudo nas redes sociais. O ator de Todo Dia a Mesma Noite, da Netflix, mora em um sítio e é apaixonado pela vida ao ar livre. “Lido com todas as missões como uma possibilidade de evoluir”, diz. Seu lado empresário o fez criar a Terram Orgânicos, companhia que aproxima o campo da cidade por meio dos alimentos. “Trabalho com agrofloresta, conexão com a natureza e sua pluralidade”, explica. O contato com o verde é seu respiro diante da correria do dia a dia. Na série sobre a boate Kiss, Roncato interpretou o vocalista da banda que deu início ao incêndio. A experiência foi profunda, e, assim como seus colegas, ele está satisfeito com a repercussão: “A dor é de todos nós enquanto sociedade. Sei que a produção honrou vítimas, sobreviventes e as famílias”.

Inspiração para garotas

Lucas Dantas Barbosa

Atuar em uma das séries mais assistidas da Netflix colocou Mariana Costa em evidência. Aos 21 anos, a atriz viu suas redes sociais ganharem cada vez mais seguidores graças à inocente Amélia, de O Cangaceiro do Futuro. Para o projeto sobre a realidade do agreste, a artista nascida e criada na capital cearente passou quatro meses no sertão. “Foi uma felicidade viver esse momento”, diz. Em breve, ela poderá ser vista em um cenário totalmente diferente, no filme De Repente Miss. Para o papel de coach na telona, passou dias no litoral. “Fiz preparação para aprender a jogar vôlei de praia, outra experiência bem bacana”, lembra. Tudo isso entre as aulas de Cinema e de Direito, que cursa na Universidade de Fortaleza. Como atriz e estudante, a missão da jovem é uma só: ela quer “inspirar as meninas a acreditarem em si”. Uma nobre missão.

Muitas estradas desbravadas

Divulgação

Para dar vida ao pintor francês Paul Gauguin, o ator Roberto Birindelli voltou aos seus tempos de menino. Ao encarnar o mestre do pós-impressionismo no filme Gauguin e o Canal, ele precisou desenferrujar as aulas de francês e de arte que teve em Montevidéu, no Uruguai. Ele nasceu no país vizinho e se mudou para o Brasil ainda na adolescência. “Estudei o idioma na escola, mas foi nos anos 1970. Também fiz conservatório de pintura dos cinco aos 14, sempre gostei”. Foram oito meses de imersão e o resultado foi positivo: o longa saiu com um prêmio do Festival de Salerno, na Itália. Aos 60 anos, Birindelli comemora suas conquistas. Ele integra o elenco de 30 obras no streaming, entre séries, filmes e novelas. “Me belisca, porque não estou nem acreditando”, brinca. Birindelli está na recém-lançada segunda temporada de Dom, da Prime Video. “É uma estrada desbravada a cada dia”.

Não tenha pena dela

AMY SUSSMAN

Uma simples pena nunca chamou tanto a atenção. A atriz Hunter Schafer surpreendeu os convidados ao surgir com um minúsculo top no evento da Vanity Fair, badalada festa que acontece após a cerimônia do Oscar. Aos 24 anos, a estrela de Euphoria, da HBO Max, tirou o fôlego dos admiradores com o look assinado pela estilista Ann Demeulemeester. Apesar de minimalista, a peça reduzida deu trabalho: a pena de couro foi feita à mão e trazida do ateliê, em Paris.