Visitar seu país preferido. Descansar na cama em que a estilista Coco Chanel dormiu por 37 anos. Ou jantar em um ambiente projetado pelo designer Phillippe Starck. Isso tudo sem sair do quarto de hotel. Vivenciar experiências como essas era privilégio de quem se hospedava em hotéis no Exterior. Era. O conceito de suítes diferenciadas começa a chegar ao Brasil. “Para o hóspede é mais interessante trocar a mesmice de um quarto por outro que lhe permita novas sensações”, diz Thaís Funcia, coordenadora de internacionalização de hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Foi pensando nisso que, na semana passada, o hotel Renaissance, na capital paulista, lançou o projeto Suítes. Trata-se de um conjunto de serviços voltados para o hóspede que quer novidade, luxo e, acima de tudo, exclusividade. Um dos destaques é a suíte Montblanc. O hotel e a grife se uniram na criação de um quarto temático, onde as estrelas são produtos da marca. A ambientação foi feita em um quarto de 105 metros quadrados e a diária custa R$ 3.454. Em princípio, a parceria vai durar três meses. Ainda dentro do projeto, foi criada a suíte Asiática. A estratégia visa atender à demanda. Em um ano, a procura por hospedagem por japoneses, chineses e coreanos aumentou 40%. “É um público muito fiel”, afirma Veridiana Pacheco, diretora de marketing do hotel. São dois quartos que atendem à cultura e às preferências dos viajantes orientais. Por exemplo, no lugar de uma cama de casal, há duas de solteiro (muitos asiáticos não dividem a cama com a mulher).

A novidade desembarcou primeiro por aqui pelo Blue Tree Hotel de Mogi das Cruzes (SP). Lá, o merchandising também foi a ponte no lançamento. Foi desenvolvida uma suíte para meninas com a Lilica Ripilica, grife infantil em que tudo é cor-de-rosa. Além de hospedagem, o espaço serve de ponto de encontro entre amigas, que se reúnem para chás da tarde ou em festinhas, por R$ 1.249 a diária. “O objetivo é proporcionar uma experiência diferente”, comenta Chieko Aoki, presidente da rede.

Nos Estados Unidos e na Europa, hotéis oferecem uma série de alternativas em hospedagem para o viajante que quer sair do lugar-comum. Há quartos voltados para temas como aventuras infantis, caso dos resorts instalados nos parques da Disney. Existem também ambientes em que a arte dá o tom, como o hotel Fox, da Dinamarca, que oferece quartos grafitados por artistas, entre eles o brasileiro Speto. Outra pedida são as suítes que já receberam personalidades, atrativo do Ritz de Paris, onde Coco Chanel viveu boa parte de sua vida. Esses espaços permitem trazer histórias saborosas na bagagem.