A vez da terapia genética

Cientistas do Centro Médico Sheba, em Israel, descobriram como usar a terapia genética contra a diabete. Eles introduziram um gene no fígado para induzir as células hepáticas a produzir insulina – um hormônio fornecido pelo pâncreas. Sua falta ou carência propicia o distúrbio. Testada em ratos geneticamente alterados, a técnica deu bons resultados.

……………………………………………………………………………………………………


Fumo vigiado

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que proibir o tabagismo no local de trabalho pode ser o estímulo que faltava para largar o vício. Um estudo comparativo mostrou que 26% do grupo impedido de fumar abandonou o cigarro. O estímulo foi menor para os trabalhadores que podiam pitar à vontade. Apenas 19% conseguiram se desvencilhar desse hábito.

……………………………………………………………………………………………………


Orgasmo com Viagra

A pílula contra a impotência masculina também pode melhorar a performance feminina na cama, segundo estudo divulgado no último congresso de urologia, em Atlanta. Beneficiam-se do tratamento mulheres com dificuldades sexuais relacionadas à retirada do útero ou à menopausa.

……………………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………………………


Raiva favorece o infarto

Pessoas coléricas têm três vezes mais chances de enfartar do que os tranquilões. Cientistas da Universidade da Carolina do Norte estudaram 13 mil adultos durante seis anos e concluíram que a raiva libera hormônios atuantes no bloqueio das artérias. Prova disso é que 256 participantes do estudo que tiveram problemas cardíacos estavam na lista dos exaltados.

……………………………………………………………………………………………………


Sono mais fácil

Os insones ganharam novos aliados. Em julho, chega às farmácias o Sonata (da Wyeth), disponível nos Estados Unidos e Europa. Da classe dos não-benzodiazepínicos, pode ser tomado só nas noites de insônia, dispensando tratamentos prolongados.

……………………………………………………………………………………………………


Bronzeamento

Gostaria de saber os malefícios e os benefícios do bronzeamento artificial.
Meire Marques, Juiz de Fora

A radiação UVA, presente nas lâmpadas das cabines de bronzeamento, está entre os fatores que estimulam o aparecimento do câncer de pele. Além disso, essa radiação emitida pelas máquinas tem uma penetração maior na pele, atingindo suas camadas mais profundas. Em consequência, proporciona o envelhecimento da pele em ritmo mais intenso. Por todos estes motivos, os dermatologistas consideram que não há benefícios em se submeter ao bronzeamento artificial, técnica recomendada apenas em situações especiais sob supervisão médica e por tempo determinado. Na prática, é pagar para envelhecer.
Malba Bertino, dermatologista

……………………………………………………………………………………………………

Suor

Gostaria de saber por que algumas pessoas têm o suor muito malcheiroso nas axilas e se existe algum tratamento eficaz para isso?
Cloris Borges, via e-mail

O quadro dermatológico a que você se refere é denominado pelos dermatologistas de “Bromidrose”. Trata-se de um problema provocado pela decomposição do suor por bactérias encontradas nas axilas e nos pés. O tratamento para amenizar os odores fortes resultantes desse processo é baseado no uso de cremes antibacterianos e higiene cuidadosa da região afetada, que pode ser feita com sabonetes anti-sépticos.
Ricardo Fenelon, dermatologista