08/11/2001 - 10:00
Vandalismo contra o Unibanco
Vinte o oito agências do Unibanco em diversos pontos de São Paulo foram apedrejadas na madrugada da terça-feira 30. Além de pedras, foram usadas bolinhas de gude. A maioria das agências teve suas portas de vidro estilhaçadas. Nenhum dinheiro foi roubado. Até a noite da quarta-feira 31 a polícia não tinha suspeitos
Morreram
• o ator e diretor Ivan de Albuquerque (à esq.). Fundador do Teatro de Ipanema, dirigiu peças que marcaram a dramaturgia brasileira, como Hoje é dia de rock. Atualmente atuava na peça A controvérsia. No Rio de Janeiro, aos 69 anos, de câncer. Na segunda-feira 29.
• a fundadora da livraria Cultura de São Paulo, Eva Herz. Ela iniciou-se nesse ramo em 1947, emprestando ao público livros em alemão de sua própria biblioteca. Hoje a livraria é ponto de referência de intelectuais. Em São Paulo, aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos. Na terça-feira 30.
• Margarida Araújo, uma das três mulheres aprovadas no primeiro concurso do Banco do Brasil aberto ao sexo feminino, em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial foi eleita madrinha dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. No Rio de Janeiro, aos 91 anos, de infarto. No domingo 28.
Suspensa
pelo Tribunal Regional Federal de São Paulo a prisão domiciliar do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, 73 anos. Havia sido concedida pela Justiça Federal em 29 de junho desse ano, pelo prazo de 30 dias, depois que o juiz apresentou problemas de saúde. Nos oito meses em que ficou preso, Lalau ocupou uma sala com televisão, videocassete e geladeira. Em sua nova cela, não há essas regalias. Em São Paulo, na terça-feira 30.
Fim do diploma para jornalistas
A Justiça Federal de São Paulo suspendeu na terça-feira 30 a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para a obtenção do registro profissional no Ministério do Trabalho. A decisão foi tomada pela juíza substituta Carla Abrantkoski Rister e atende a uma ação civil pública movida pelo procurador da República, André de Carvalho Ramos. Carla diz em sua sentença que “(…) o jornalista deve possuir formação cultural sólida e diversificada, o que não se adquire apenas com a frequência a uma faculdade, (…) mas sim pelo hábito da leitura e pelo próprio exercício da prática profissional”. A decisão tem validade imediata até a apreciação posterior. A lei que exige o diploma foi promulgada durante a ditadura militar.
O maior cestinha da história
O jogador de basquete Oscar Schmidt, 44 anos, bateu o recorde mundial de pontos no sábado 27 jogando pelo Flamengo contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Ele atingiu a marca de 46.744 pontos, superando o americano Kareem Abdul-Jabbar com 46.725. O Flamengo venceu por 108 a 106 e Oscar fez 21 pontos. Assim que marcou o ponto do recorde, a partida foi interrompida para as homenagens. “Isso é muito mais do que eu mereço”, disse ele, chorando.
Promotora do caso Galdino pede afastamento
Marcado para ter início nessa terça-feira 6, o júri popular dos cinco jovens que em 1997 atearam fogo no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, causando a sua morte, pode ser adiado. O motivo é a decisão da promotora Maria José Miranda de se afastar do caso. Ela alegou sofrer muitas pressões e ameaças indiretas. O novo encarregado do processo é o promotor Maurício Miranda. Em Brasília, na quarta-feira 31
Autorizada
autorizada por Fidel Castro a extradição da menina cubana Anabel Soneira Antigua, 14 anos, que estava retida em Cuba desde que os pais se mudaram para o Brasil, em 1997. Sua família mora na cidade pernambucana de Catende. Em Havana, na quarta-feira 31.