……………………………………………………………………………………………………..


Adoçante no forno

A Slim acaba de colocar nos supermercados uma nova versão do adoçante Linea, com design em formato de gota. O produto combina sucralose e acesulfame K. Segundo o fabricante, esse mix – desenvolvido após um ano de pesquisas – pode ser utilizado no preparo de receitas de forno e fogão sem perder o dulçor e sem alterar o sabor dos alimentos.

……………………………………………………………………………………………………..


Cabelos em queda

A dermatologista paulista Denise Steiner adverte: está crescendo o número de mulheres com problemas de queda de cabelo. O fenômeno é uma consequência do crescimento do stress entre a população feminina. Para tratar a calvície, é preciso controlar a tensão. Mas também é possível recorrer a remédios como o Minoxidil, usado no tratamento masculino.

……………………………………………………………………………………………………..


Dependência precoce

Estudo publicado na revista Tobacco Control mostra que muitas vezes bastam poucos cigarros para que o fumante se torne dependente. O trabalho foi feito com 681 adolescentes e revelou que 60% apresentavam algum sintoma de dependência. Muitos disseram que a necessidade de fumar começou logo depois do primeiro cigarro. “Os jovens precisam entender que pode ser difícil deixar de fumar, mesmo depois de apenas alguns cigarros”, afirma Joseph DiFranza, coordenador da pesquisa.

……………………………………………………………………………………………………..

 
Tela saudável

Quem gosta de estar por dentro do mundo médico tem mais uma opção para se informar. A partir de 2 de outubro entra no ar o canal Discovery Health, que trará reportagens e documentários a respeito de saúde, fitness, nutrição e outros temas ligados à medicina. Por enquanto, o conteúdo será transmitido pela DirecTV, mas está nos planos da empresa a expansão para outras operadoras de tevê paga.

……………………………………………………………………………………………………..

alergia a camarão

Posso identificar alergia ao camarão? Devo evitar todos os pratos que contenham esses alimentos?
Helga Coelho, por e-mail

O camarão pode provocar diversas reações alérgicas, como manifestações de pele (urticárias) e problemas digestivos (náuseas e vômitos) e respiratórios (rinite e asma). Há ainda casos de edema de glote e choque anafilático. Podem ser fatais porque a pressão arterial cai muito e há dificuldades respiratórias capazes de levar até a asfixia. O tratamento emergencial usa doses de adrenalina, antialérgicos e cortisona. Nos casos leves, às vezes bastam antialérgicos. Exames podem revelar se a alergia é causada por conservantes usados nos camarões vendidos em peixaria, na feira e até na praia. A prevenção exige que se evitem pratos que contenham o agente alergênico.
Fábio Castro, alergista do Serviço de Imunologia da USP

amígdalas

Retirar as amígdalas pode gerar algum problema?
Paulo Henrique Reusing,
Santa Catarina

A retirada das amígdalas é feita para solucionar um problema, ou porque elas são muito grandes, ou porque estão sempre inflamadas gerando um desconforto para o paciente. Alguns médicos acreditam que a retirada das amígdalas pode facilitar as inflamações da faringe, porque elas têm um papel de defesa importante. Mas ninguém tira as amígdalas por nada. Quando o médico avalia que é melhor retirá-las é porque elas estão causando mais problemas do que benefícios imunológicos.
Patrícia Santoro,
Otorrinolaringologista