14/06/2006 - 10:00
O gênio dos cálculos
A Universidade de Bristol, no Reino Unido, anunciou a compra de três supercomputadores – máquinas com memórias para realizar 13 milhões de cálculos por segundo. Para ter uma idéia dessa capacidade, seria como se toda a população mundial parasse durante três horas só para fazer contas em uma calculadora de mão. Com esses megaprocessadores será possível aprimorar as teorias que estimam a data do Big Bang (a explosão que deu origem ao Universo) e os modelos climáticos que ajudam a prever catástrofes naturais.
Dente ancestral
Um canino de 100 mil anos do Homem de Neandertal entrou para a história. A partir desse material desenterrado na Bélgica, os especialistas conseguiram isolar parte da seqüência genética desse primo distante do homem moderno. É um grande avanço no estudo de nossos ancestrais. Até hoje o DNA mais antigo de um parente do Homo sapiens tinha 40 mil anos.
O MSN foi parar no celular
Quem usa o MSN Messenger, o serviço de mensagens instantâneas via internet, agora poderá “conversar”
com aparelhos celulares. Para isso, basta cadastrar o número de seu telefone. Se estiver conectado ao MSN,
o usuário recebe torpedos de outros celulares
cadastrados em seu computador. Ao se desconectar,
pode usar o MSN pelo celular.
A montanha que anda
Os geólogos americanos estão espantados com o deslocamento da Heart Mountain. Nos últimos 50 milhões de anos, ela “andou” 100 quilômetros rumo ao sudoeste, separando-se da cordilheira a que pertencia na fronteira entre os Estados de Montana e Wyoming, nos EUA. O fenômeno se deve à forte pressão gerada pela lava em contato com os lençóis de água a três quilômetros de profundidade na base da montanha.
IR Ecológico
ONGs estão debatendo criação de incentivo fiscal para proteção ambiental
Na semana do meio ambiente, várias ONGs se reuniram com parlamentares e especialistas para discutir, em Brasília, mecanismos de incentivos para projetos ambientais. No Brasil, há incentivos para projetos sociais e culturais, como a Lei Rouanet e os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente. Contudo, ainda não existem mecanismos específicos para o fomento da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais.
O assunto é debatido há um ano pelo grupo Ação pelo IR Ecológico, formado por iniciativa dos presidentes dos Conselhos de diversas entidades. Estão sendo analisados projetos de lei em tramitação no Congresso e outras possibilidades
para a elaboração de uma proposta que atraia investimentos do setor privado
para esse segmento.
A ação pelo IR Ecológico é composta pelas seguintes ONGs, empresas e especialistas: WWF-Brasil, The Nature Conservancy, Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental, Instituto de Pesquisas Ecológicas, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Pinheiro Neto Advogados, PATRI, GIFE e o Dr. Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal.
Márcia Hirota, diretora da Fundação SOS Mata Atlântica