09/08/2002 - 10:00
Terra arrasada
A cada dois anos, as plantas que dariam origem a um novo medicamento somem do mapa antes de serem estudadas pela ciência. Segundo o Atlas mundial da biodiversidade, elaborado pela Organização das Nações Unidas, até hoje só se avaliou o potencial farmacêutico de 1% das 250 mil plantas existentes. O relatório mostra que, desde 1850, o ser humano alterou a paisagem de quase metade do planeta. Se a devastação continuar nesse ritmo, em 2032, três em cada quatro espécies de plantas ou animais estarão ameaçadas. O maior foco de preocupação está no Sudeste da Ásia, no Congo e na Amazônia, onde se estima que metade das terras serão destruídas para virar plantação agrícola, estrada ou área urbana.
Odor de cadáver
Nem todas as flores exalam o perfume das rosas. Uma espécie em particular, a Amorphophallus titanum, porém, ficou famosa por ser a mais mal-cheirosa de todas. Na semana passada, um exemplar da planta oriunda de Sumatra abriu suas pétalas num jardim botânico na Califórnia. Foi a segunda vez em três anos. O espetáculo raro atraiu uma multidão de interessados em sentir de perto o cheiro exótico, uma mistura de estrume com carniça, que funciona como ímã para atrair besouros e abelhas.
Mistérios do clima
O rastro de fumaça deixado pelos aviões altera o clima na Terra. A fumaça é vapor d’água congelado que vira nuvem. Em cidades com tráfego aéreo intenso, como Nova York, a redução na temperatura chega a 1º C. O estudo foi feito de forma inusitada. O americano David Travis e sua equipe analisaram a atmosfera nos três dias após os atentados de 11 de setembro, quando todos os vôos foram cancelados. Com isso, puderam medir a temperatura de vários pontos do país para compará-las às médias entre 1977 e 2000.
Resgate secular
O USS Monitor, navio que fez história no século XIX, voltou à tona na semana passada, quando algumas de suas peças foram içadas após 140 anos (foto). Uma das primeiras embarcações com blindagem de metal, o Monitor foi usado na guerra civil americana. Ele naufragou na costa leste dos EUA, durante uma tempestade em 1862. Seus destroços foram achados em 1973, a 70 metros de profundidade. A idéia é agrupar o que restou num museu.
Janelas abertas
Como parte das negociações numa pendenga jurídica que se arrasta há quatro anos, a Microsoft vai divulgar 385 trechos de seu sistema operacional Windows. A empresa de Bill Gates foi processada por nove Estados americanos sob acusação de monopolizar a indústria de computadores pessoais. Os dados serão divulgados na internet e permitirão que outras empresas criem programas compatíveis com o windows, uma exclusividade hoje reservada à empresa do homem mais rico do mundo.