30/05/2001 - 10:00
Estudante morre
afogado na raia olímpica da USP
O universitário Pedro Chamlian Ferreira dos Santos (à esq.), 20 anos, que cursava administração de empresas, morreu afogado na terça-feira 22 quando treinava remo na raia olímpica da Universidade de São Paulo. Ele era novato nessa modalidade esportiva. Paulo Alexandre Bresson, universitário que também estava na raia, ouviu gritos e tentou em vão socorrer o colega. A USP classificou oficialmente o caso como “uma fatalidade”. O instrutor Ricardo Pereira (à dir.) foi indiciado pela polícia por homicídio culposo (não intencional) porque não acompanhou Pedro no treinamento. O estudante estava sem colete salva-vidas.
Anunciada
pela Ferrari a renovação dos contratos dos pilotos Rubens Barrichello e Michael Schumacher. Rubinho fica na escuderia até o final de 2002. Já o piloto alemão renovou seu contrato até 2004, com um salário de US$ 42 milhões por ano. Na Itália, no domingo 20.
Pedida
à Procuradoria Geral da República pelo advogado José Vigilato da Cunha Neto a abertura de uma investigação dos deputados Wanderley Martins (PSB-RJ) e Laura Carneiro (PFL-RJ). Ambos atuaram na CPI do Narcotráfico e, segundo denúncias do traficante Fernandinho Beira-Mar, publicadas em ISTOÉ, estariam envolvidos com o crime organizado.
Condenado
por quatro acusações de bigamia, o ex-missionário mórmon Tom Green. Sua pena pode chegar a 25 anos e será anunciada dia 27 de junho. Nos EUA, no domingo 20.
MORRE
O BIÓGRAFO DO PAPA
O jornalista polonês Tad Szulc morreu na segunda-feira 21, vítima de câncer, em Washington, EUA. Ele foi correspondente internacional do The New York Times até se tornar um escritor consagrado na década de 80 com a publicação de 18 livros. Suas maiores obras foram as biografias do papa João Paulo II (João Paulo II, a biografia) e do presidente cubano Fidel Castro (Fidel, um retrato crítico). Szulc tinha 74 anos e também era biólogo.
Divulgado
que o administrador José Roberto Pacheco (à esq.), 33 anos, entrou na Justiça do Rio de Janeiro com uma ação de reconhecimento de paternidade para saber se é filho do banqueiro Walther Moreira Salles, já falecido. Seus quatro filhos terão de fazer testes de DNA. Pacheco anexou ao processo uma foto sua e uma de Walter Salles Junior (à dir.) para mostrar a semelhança física. Na quinta-feira 24.
• A mineira Marina Avelino de Andrade, 65 anos, também diz ser filha de Salles. Ela contesta na Justiça um exame de DNA, que deu negativo, feito pelo banqueiro. Ela teria nascido de um relacionamento de Salles aos 22 anos com uma empregada doméstica. Na sexta-feira 25.