Um menino de sorte
Romarinho, dez anos, filho do atacante Romário, é um garoto de sorte. Na segunda-feira 22 ele ia para a escola numa Blazer conduzida por um motorista particular quando o veículo se desgovernou e capotou duas vezes na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Sem o indispensável cinto de segurança, o garoto foi arremessado para fora do veículo. Dada a gravidade do acidente, dá para dizer que o garoto não sofreu quase nada. Saiu andando depois do capotamento e levou apenas 29 pontos no queixo e nas costas. O motorista Reginaldo dos Santos machucou a cabeça e fraturou o tornozelo. “Vamos orientar o uso do cinto, mas depois do susto tenho certeza de que o meu filho vai querer se proteger”, disse Romário. Ele já foi convidado pelo Detran para participar de uma campanha pelo uso do cinto de segurança.

Corpo de Iara Iavelberg é exumado

Após três décadas de luta, a família da guerrilheira Iara Iavelberg conseguiu que fosse feita a exumação do seu corpo na segunda-feira 22. Companheira do guerrilheiro Carlos Lamarca e combatente da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Iara morreu em agosto de 1971 quando a polícia invadiu o apartamento onde morava em Salvador. De acordo com a versão oficial, ela teria se suicidado. Para a sua família a verdade é outra: Iara fora assassinada pela repressão da ditadura militar. Iara era judia e a tradição judaica rejeita o suicídio. Por causa disso o seu corpo foi enterrado sem honras, de bruços e com os pés virados para a lápide. Se o laudo concluir que houve assassinato, o corpo de Iara será transferido para o mausoléu da família.

De mãe para filho

Há três anos, o francês Vincent Humbert, 22 anos, sofreu um acidente de carro que o deixou paralítico, cego e mudo. Letra por letra, expressou o desejo de morrer no livro Peço-lhe o direito de morrer. Sua mãe, Marie, lhe recitava todo o alfabeto em voz alta e Vincent apertava sua mão quando chegava a letra desejada. Como Vincent não obteve autorização oficial para eutanásia, Marie injetou barbitúricos no soro que alimentava o filho na quarta-feira 24. Vincent ficou em coma profundo por dois dias e morreu. Os médicos afirmaram que não fizeram todos os esforços para salvá-lo. Marie ficou presa por apenas um dia. Foi liberada para ficar ao lado do leito do filho.

Morre Risoleta Neves

Risoleta Neves, viúva do presidente eleito Tancredo Neves e avó do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, morreu no domingo 21 no Rio de Janeiro, aos 86 anos, no Hospital Copa D’Or, onde ficou internada durante dois meses. Risoleta sofria da mesma doença que vitimou o seu marido em 1985: diverticulite, uma infecção provocada pela obstrução do intestino.

Morreram
o ativista palestino Edward W. Said, conhecido como o grande
porta-voz do seu povo nos EUA. Em Nova York, de câncer, aos
67 anos. Na quarta-feira 24.

Absolvida
a nigeriana Amina Lawal. Ela havia sido condenada
a morte por apedrejamento sob a acusação de adultério.
Na Nigéria, na quarta-feira 24.

Nomeado
John Reed para o cargo de presidente interino da Bolsa de Valores
de Nova York. Como executivo do Citigroup ele teve um papel fundamental na negociação da dívida externa do Brasil nos anos
80. Nos EUA, no domingo 21.

O buquê

O herdeiro do extinto trono italiano, Emmanuel Filiberto, se casou na quinta-feira 25 em Roma com a atriz francesa Clotilde Courau. A noiva usou um vestido de Valentino e utilizou um grande buquê de rosas para disfarçar o seu sexto mês de gravidez

• O cantor inglês Robert Palmer, que fez sucesso nos anos 70 e 80 com músicas como Addicted to love e Simply Irresistible. Em Paris, aos 54 anos, de ataque cardíaco. Na sexta-feira 26.