04/03/2009 - 10:00
Haddad move as peças
O ministro da Educação, Fernando Haddad, jura de pés juntos que não tem ambições políticas. Nega que seja alternativa caso o nome de Dilma Rousseff não decole, e também a possível candidatura ao governo de São Paulo pelo PT. Mas se movimenta como nunca. Está promovendo encontros com secretários municipais de Educação, para lhes apresentar os programas do MEC. Haddad não vai aos Estados, mas coordena tudo de Brasília. Em Fortaleza, reuniu os 351 secretários do Ceará e do Rio Grande do Norte. Até abril, haverá encontros com os 5.563 secretários do País. Cada convidado recebe um notebook com as ações do MEC. Dilma que abra o olho.
De bola cheia
Depois de se sair bem no Carnaval carioca, o presidente Lula pode testar novamente sua popularidade.
A Federação Paulista de Futebol confirmou que reservou lugares para Lula assistir à estreia de Ronaldo no Corinthians, possivelmente no dia 8, em Presidente Prudente (SP), contra o Palmeiras.
Sem desvios
Depois de cruzar seus dados com os cadastros do Ministério do Trabalho, o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu cortar 435 mil benefícios do Bolsa Família. Saiu quem ultrapassou a renda per capita de R$ 120.
Longe de casa
Presidente da Petrobras, o baiano José Sérgio Gabrielli passou o Carnaval longe de Salvador. Como a estatal cancelou o patrocínio dos trios elétricos, ele ficou no Rio, para evitar as pressões dos conterrâneos. Foi à praia e aplaudiu os blocos da zona sul.
Caixa cheio
Os municípios tinham até o fim de janeiro para celebrar convênios com a União e ficar com 100% da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR). Como poucos aderiram, o prazo foi ampliado por mais um ano. Será que está sobrando dinheiro?
Sumiu do pedaço
O deputado Leonardo Moreira desapareceu da Assembleia Legislativa de Minas desde as denúncias contra seu pai, Edmar Moreira, dono de um castelo no interior -do Estado. Líder do DEM, Leonardo autorizou o colega Ruy Muniz a comandar a bancada.
Simon ataca
Ao ler a reportagem de ISTOÉ sobre políticos com fichas sujas, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) retomou a briga para aprovar um projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a inscrição de candidatos que respondem a processo na Justiça.
O projeto já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara.
Simon ataca II
O projeto do senador Simon certamente terá 38 votos contrários na Câmara, de políticos que respondem a ações penais no STF. Além disso, é bom lembrar que um quinto dos parlamentares é alvo de inquéritos e processos administrativos.
No coração das trevas
A Federação Nacional dos Policiais Federais enviou representação ao Ministério Público Federal em Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, denunciando o abandono das bases da PF nos rios da região amazônica.
O diretor de relações do trabalho da Fenapef, Francisco Carlos Sabino, diz que só duas bases, Anzol e São Gabriel, ainda estão ativas. "É um contraste absurdo com a fase inicial de ocupação da Amazônia, que contava com 10 bases e 180 policiais", denuncia. Sabino enviou várias fotografias para o MPF que mostram o péssimo estado de conservação. Em algumas bases há esgoto a céu aberto.
Todos vão vencer
Nos bastidores do tucanato, discute-se mais o dia seguinte das prévias do que a consulta sobre o candidato à sucessão de 2010. A preocupação dos aliados de Serra é preservar a imagem de Aécio, pois, em caso de vitória do primeiro, o segundo precisa manter seu cacife no segundo maior colégio eleitoral do País, sem sair de campo como derrotado. A recíproca é verdadeira.
RÁPIDAS
* O presidente Lula será homenageado na terçafeira 3, em Brasília, pela Confederação Nacional de Seguros, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização. Os empresários comemoram um ano de abertura do setor de resseguros à iniciativa privada.
* O Ministério da Fazenda vai mesmo desonerar o PIS/Cofins dos pequenos frigoríficos. A minuta está na mesa do secretário- executivo Nelson Machado. Só falta acertar os percentuais do crédito presumido. A oferta é de 30%.
Por causa da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as cidades de Campinas e Guarulhos (SP) foram incluídas entre os destinos do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Com a inclusão, o TCU pediu para reavaliar o projeto.
* Justiça seja feita: os principais aeroportos do País operaram com pouquíssimo atraso nos dias de Carnaval. Ponto para a Anac, da economista Solange Vieira, e para a Infraero, do tenente-brigadeiro Nicácio.
Manias de Sarney
Ao assumir a presidência do Senado, Sarney exigiu que refizessem uma estreita sala que lhe serviu de gabinete nas duas vezes em que foi presidente.
Dispensou a ampla sala com vista para a Esplanada que serviu a Renan Calheiros e Garibaldi Alves. Sarney só entra na presidência pela porta lateral e só sai dos ambientes pela porta que entrou. Os seguranças enlouquecem.
À esquerda, Fidel
Durante visita recente que fez a Cuba, a convite da União Nacional dos Juristas Cubanos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, teve à disposição um carro oferecido pela entidade. O motorista, por coincidência, chamava-se Fidel.