18/03/2009 - 10:00
Patrus assume disputa em Minas
Nesta quarta-feira 18, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, fará apresentação do Bolsa Família na 304ª reunião do conselho de administração da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça. Ao formular o convite, a OIT mostrou-se impressionada com o desenho inovador, a ampla cobertura e o impacto social do programa. Animado com o reconhecimento internacional, Patrus já não esconde que será candidato ao governo de Minas em 2010. Disputará a legenda do PT com o ex-prefeito Fernando Pimentel, mas, diante da tensão reinante entre petistas e o prefeito Marcio Lacerda, é apontado como favorito.
Skaf decidiu
Desde menino Paulo Skaf mostrou vocação para prestar serviços à comunidade. Foi escoteiro e dirigiu grêmio estudantil. Hoje, presidente da Fiesp, é assediado por partidos a se lançar ao governo de São Paulo em 2010. Na semana passada, decidiu: “O destino está me forçando a considerar essa hipótese”, disse Skaf.
Previsão sombria
Do Prêmio Nobel Paul Krugman, em seu livro sobre a recessão: “Para países como Brasil e Coreia, a realidade talvez pareça pesadelo: depois de tudo que fizeram, voltarão a passar por crise semelhante à da década de 1990.” Felizmente, economistas erram.
Preço de banana
Um banco estrangeiro que opera no Brasil acaba de fechar um negócio da China nos EUA. Antes da crise tinha a opção de compra de 20% do capital de um banco médio americano a US$ 30 por ação. Há duas semanas, fechou o negócio por US$ 3.
Dilma em alta
Pesquisas qualitativas do PT mostram que a candidatura da ministra Dilma Rousseff invadiu a praia dos tucanos José Serra e Aécio Neves. Ela começa a quebrar resistências no Sul e no Sudeste. Avança principalmente no eleitorado feminino.
Qualquer coisa
O ex-governador do DF Joaquim Roriz está de olho em 2010. Esta semana, ele comentou com um amigo: “Serei candidato.” O amigo perguntou: “A quê?” Roriz devolveu: “Não sei, mas serei candidato.” Tudo indica que a meta é o governo do DF.
Em fogo brando
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, continua sendo fritado pelo PMDB. Parlamentares do partido querem vê-lo fora do Ministério. Motivo: ele não atendeu aos pleitos da bancada. Já apontam um nome para substituílo: o do deputado de Mato Grosso do Sul Waldemir Moka, um dos líderes ruralistas.
Solução cubana
Cuba está oferecendo ao Brasil um larvicida com resultados excelentes no combate à dengue. Elimina, de vez, os focos de mosquitos. O índice de infestação de dengue em residências de Cuba é de apenas 0,05%.
O passado condena
O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra lança esta semana, na Livraria Cultura, no Recife, seu livro de memórias sobre a transição democrática com Tancredo Neves. No Daquilo que eu sei, Lyra atribui a Ulysses Guimarães as pressões para que ele deixasse a pasta durante o governo José Sarney. “Não tenho dúvidas de que Ulysses se interessou muito mais pela minha saída do Ministério do que o próprio presidente Sarney”, diz. Ele afirma que “Ulysses preferiu violar a Constituição” a vê-lo eleito presidente da Câmara no seu lugar.
Adeus, rodovias
Até julho do ano que vem, serão inaugurados os 3.100 km da ferrovia Norte/ Sul, que vão do município de Barcarena, no Pará, ao de Estrela do Oeste, em São Paulo. Destinada ao transporte de grãos e minérios, a Norte/Sul cruzará Goiás e se ligará, em Figueirópolis, no Estado do Tocantins, com outra ferrovia que levará mercadorias até o porto de Ilhéus, na Bahia.
TOMA-LÁ-DÁ-CÁ
ISTOÉ – A lavagem de dinheiro aumentou?
Gustavo – Não, o que existe é mais eficiência do sistema de combate a esse crime.
ISTOÉ – Ampliou-se o intercâmbio de informações dentro do governo?
Gustavo – Sim, em 2003 tivemos 471. No ano passado fechamos com 2.252.
ISTOÉ – Os EUA pedem mais informações para manter o bloqueio do dinheiro do banqueiro Daniel Dantas.
Gustavo – Quem vai fornecer os documentos é o Ministério da Justiça. Os relatórios do Coaf são feitos na pré-investigação, na fase da inteligência.
RÁPIDAS
* Há uma enxurrada de ações na Justiça Federal de Brasília contra o DNIT. Partem de pessoas que se acidentaram em estradas malconservadas. Elas pedem indenização por danos materiais e pessoais, incluindo, em alguns casos, despesas com cirurgias plásticas.
* Causou excelente impressão a passagem do príncipe Charles, da Grã- Bretanha, por Brasília. Na recepção nos jardins da embaixada britânica, ele fez questão de cumprimentar um a um todos os presentes. Comportou-se como um rei.
* A Faap entrou no mercado de Brasília. Em parceria com o IDP, instituição fundada pelos juristas Gilmar Mendes , Inocêncio Mártires e Paulo Gonet, lança, em 1º de abril, o curso “Humanité – Uma Teoria do Contemporâneo”.
* Roger Agnelli, presidente da Vale, vê luz no fim do túnel e faz aposta na economia da China. Diz que os chineses conseguiram redirecionar as exportações para além dos EUA. Há sinais de retomada e cresce a demanda por aço.
Comunicação azeitada
Uma das primeiras ações do ex-governador Geraldo Alckmin na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo foi turbinar a comunicação. A maioria das notícias da nova gestão traz o nome Alckmin no título. Ao tempo de Alberto Goldman, seu antecessor, não havia preocupação com a promoção pessoal. Os títulos não traziam “Goldman” ou “secretário”. A mudança é notável.
Voo para o Bonfim
Após contatos feitos pelo governador Jaques Wagner, a IberWorld Airlines, empresa espanhola, anunciou que vai operar até julho um voo direto Salvador/Córdoba. Apesar da crise, crescem os vôos da Espanha para a Bahia. Uma nova linha Madri/Salvador, de charter, entrou em operação em março.