08/09/2004 - 10:00
Já imaginou ir trabalhar todos os dias com um figurino assinado por um grande estilista? Pois, então, é isso o que fazem os funcionários da companhia aérea britânica British Airways, da loja de moda nacional Le Postiche e do refinado hotel paulistano Fasano, empresas que contrataram badalados nomes da moda para desenhar seus uniformes. Estilistas do porte do britânico Julien Macdonald (ex- Givenchy) e dos brasileiros Lorenzo Merlino e Ocimar Versolato não só assinam as roupas como também são responsáveis pelo visual daqueles que as vestirão. Afinal, de que vale uma bela roupa se cabelo, maquiagem, sapato e acessórios não estão à altura? Para tanto, os estilistas realizam um trabalho árduo que ultrapassa as agulhas e os croquis.
O respeitado Julien Macdonald, por exemplo, considerou a proposta da companhia British Airways um desafio. Para desenvolver o uniforme que será usado a partir de janeiro de 2005 por mais de 25 mil empregados em todo o mundo, Macdonald fez pesquisas, reuniões e colocou algumas peças-piloto de versões e tecidos diferentes para serem testadas in loco por 100 funcionários da companhia. “Foi uma experiência incrível. Envolvemos o maior número possível de pessoas e acredito que, juntos, criamos um uniforme que eles sentirão orgulho de usar”, diz Macdonald.
Orgulho e entusiasmo também sentirão os 500 vendedores da loja brasileira Le Postiche quando o novo uniforme da marca, criado pela dupla de estilistas da grife paulistana Lorenzo Merlino, for implementado em toda a rede. Por enquanto, apenas alguns pontos-de-venda foram agraciados com a boa-nova que entusiasmou a equipe de vendas. “Posso até emendar um chope depois do trabalho sem ter que trocar de roupa”, conta a vendedora Patrícia Cavalcanti que já usa a novidade. Para confeccionar o modelito, os estilistas Lorenzo Merlino e Marcelo Barbosa mesclaram sofisticação e praticidade. “Deixamos as meninas legais, mas não esquecemos que se trata de uma loja de varejo”, explica Barbosa. Além da nova roupa, a Le Postiche também ofereceu a seus funcionários uma repaginação no visual. Todos tiveram aulas de maquiagem e sofreram alterações no estilo dos cabelos sob o comando do cabeleireiro Sandro Cassolari.
Todas essas empresas buscaram reforçar sua identidade com o cliente por meio das roupas usadas por seus funcionários. Enquanto a British escolheu um britânico como forma de resgatar sua origem e a Le Postiche optou por Lorenzo para dar ares fashion, o Hotel Fasano convidou Ocimar Versolato, estilista sempre associado a luxo e glamour. Ele se inspirou no clássico filme Grande Hotel para criar as roupas usadas por todo o staff, do recepcionista ao garçom. “O Fasano não economizou em nada. Para ser ter uma idéia usamos cashmere Loro Piana em algumas peças”, conta Versolato, referindo-se a uma das melhores e mais caras grifes de cashmere do mundo. Com tanto capricho, é impossível que os trabalhadores dessas empresas reclamem de vestir a mesma roupa todos os dias.