17/11/2004 - 10:00
O Calendário Pirelli conta o tempo, dessa vez, onde o tempo não passa: em paisagens naturais. Pela primeira vez em 41 anos de existência, as fotos foram feitas na América do Sul, mais exatamente nos cenários que garantem ao Rio de Janeiro o título de cidade maravilhosa. As praias de Ipanema, as pedras do Arpoador e as matas do Alto da Gávea são as molduras escolhidas para as belas mulheres que marcam os dias de 2005. Quem assina as fotos é o francês Patrick Demarchelier, que optou por realizar o trabalho em preto-e-branco. “A cidade já é cheia de cores e luz. Escolhi o preto-e-branco para dar um ar misterioso, sensual e envolvente, ressaltando a beleza brasileira com toda a sua peculiaridade”, explica.
Uma sensualidade chique atravessa as 22 páginas do produto que será lançado numa big festa na quinta-feira 18, no Rio. Sim, é uma folhinha que divulga uma marca de pneus com fotos de beldades seminuas. Mas é tão clássico que dificilmente faria a festa dos rapazes da borracharia. The cal, como é conhecido o calendário, é cult.
O Brasil foi escolhido por motivos relacionados aos negócios da empresa, de vento em popa aqui, e pelas suas paisagens. Segundo o gerente de comunicação da Pirelli América Latina, Humberto Andrade, houve um terceiro motivo. “A empresa completa 75 anos no País”, diz. As comemorações incluem o lançamento da grife de moda esportiva da Pirelli, a sofisticada Pzero.
Apesar de realizado ao ar livre, o trabalho não teve esquema de segurança. “O alarde da mídia não condiz com o espírito da cidade. Imaginei um lugar perigoso e me deparei com uma cidade receptiva”, acredita o fotógrafo. No entanto, para garantir locações tranquilas, as modelos tiveram de acordar cedo para ir à praia nas primeiras horas da manhã e retornar no finalzinho da tarde, além de abusar do filtro solar.
Entre as tops da edição 2005 estão Naomi Campbell, Marija Vujovic e as brasileiras Isabeli Fontana, Adriana Lima, Liliane Ferrarezi e Valeria Bohm, uma estreante de 22 anos que conquistou a vaga ao vencer um concurso Garota TIM. “É a minha chance de ficar famosa”, disse ela. Pode ser: os 30 mil exemplares do calendário serão distribuídos no mundo inteiro.