01/12/2004 - 10:00
Era uma vez dois irmãos. No futuro, um deles vai se tornar presidente dos Estados Unidos. Se alguém estiver pensando nos Kennedy, pode desistir. A série Jack & Bobby, cartaz do Warner Channel, às quartas-feiras, 21h, mostra a infância de Bobby McAllister (Logan Lerman), presidente dos Estados Unidos no ano 2040, e de seu irmão Jack (Matt Long), o mais indicado para o cargo, mas que morreu ainda novo. Grace (Christine Lahti), uma professora hippie e sem marido que passa os dias ouvindo rock e fumando maconha, é a mãe. Como se vê, já vai longe o tempo em que o sucesso de uma série se devia à cumplicidade que pudesse estabelecer com o público. Perdidos no espaço, série de Irwin Allen exibida nos anos 1960, foi uma espécie de marco dessa guinada. Criada para ser uma espécie de “a classe média americana vai às estrelas”, desde o início teve seu núcleo familiar eclipsado por um robô histérico e um vilão covarde, personagens inicialmente periféricos. A partir daí deu a louca nos roteiristas.
Hoje, há quem acompanhe – e não são poucos – a rotina de uma equipe de legistas. O franchise C.S.I., literalmente “investigação da cena do crime”, depois de surgir em Las Vegas e estender-se até Miami, acaba de chegar a Nova York e aquece as noites de quinta-feira do canal Sony, às 20h. Até o poderoso chefão Francis Ford Coppola entrou na dança como produtor executivo de The 4400, minissérie exibida em cinco capítulos pelo Universal Channel, às sextas-feiras, 21h, focalizando o reaparecimento simultâneo de milhares de pessoas abduzidas por óvnis nos últimos 50 anos, muitos deles agora paranormais. Nessa linha, Desperate housewives, atração do canal Sony, às quintas-feiras, 21h, surpreende ao escarafunchar as vidinhas de vizinhas sob o ponto de vista de uma delas. O diferencial está no fato de essa narradora ter se suicidado no primeiro capítulo.
Mas nem tudo é invenção. A Fox apostou no realismo com Playmakers, que vai ao ar às segundas-feiras, 22h, revelando os bastidores de um time profissional de futebol americano, e com Deadwood, atração das terças-feiras, às 22h, que traz o velho Oeste sem maquiagem. Em um passe de mágica, o canal Sony misturou Baywatch com Os Waltons para fazer surgir Summerland – terças-feiras, às 20h – e a Warner somou o cinismo de Las Vegas com a pretensa seriedade de E.R. para chegar a Dr. Vegas – terças-feiras, 22h –, série estrelada pelo ex-bad boy Rob Lowe.
A incansável Warner deu uma nova chance para Joey Tribbiani (Matt Le Blanc), um dos seis Friends nova-iorquinos durante oito temporadas, agora à frente de Joey, às terças-feiras, 20h. A maior ousadia, contudo, pertence à terceira temporada de Alias, do canal Sony, exibido às quartas-feiras, 23h. Como a exuberante Irina Derevko (Lena Olin), mãe da agente Sidney Bristow (Jennifer Garner), deixou o elenco, esta teve um ataque de amnésia que eliminou dois anos de sua vida. E, como se sabe, em dois anos pode mudar muita coisa.