22/12/2004 - 10:00
Num projeto audacioso de engenharia, a França inaugurou na terça-feira 14 a ponte mais alta do mundo. Com 343 metros de altura, em seu ponto mais alto ela ultrapassa em 19 metros a torre Eiffel, o marco parisiense. A obra tem 32 metros de largura, 2,47 mil metros de extensão e 36 mil toneladas de peso. Ela cruza o vale do rio Tarn, na cidade de Millau, e vai desafogar o trânsito na rodovia A75, que liga Paris a Barcelona. Foi projetada pelo badalado arquiteto britânico Norman Foster, responsável pelo novo Parlamento alemão, pelo aeroporto de Hong Kong e pela sede da Cruz Vermelha em Londres. A ponte demorou três anos para ser construída e envolveu o trabalho de mais de três mil pessoas, sem o registro de nenhum acidente.
Com estrutura futurística, a ponte de Millau custou 339,5 milhões de euros e foi considerada pelos franceses a grande obra deste século. “Ela tem a delicadeza de uma borboleta”, afirma Foster, o seu criador. Sete pilares dão sustentação à construção, que possui duas faixas para o trânsito dos carros em cada pista. As telas posicionadas ao longo da ponte reduzem pela metade os efeitos dos ventos de até 150 km/h, e os 200 sensores registram as vibrações e pressões causadas pela circulação dos veículos e das condições atmosféricas. Estima-se que entre dez mil e 25 mil carros passem diariamente por ali. Para atravessar a ponte, os motoristas terão de desembolsar de 4,90 euros (R$ 18), nos dias normais, a 6,50 euros (R$ 24), durante o verão europeu. O grupo Eiffage, responsável pela obra, vai explorar o viaduto cobrando pedágio nos próximos 78 anos.