20/06/2007 - 10:00
MUERTOS Modelo Nike se inspira em feriado mexicano
Você pagaria US$ 30 mil por um tênis? Pois alguém desembolsou essa quantia por um modelo único no mundo, o Nike Dunk E-bay – fabricado em homenagem ao famoso site de leilões. Depois que o comprador recebeu seu par, o exemplar de demonstração foi destruído e os retalhos exibidos para que o produto comprado seja exclusivo. O que faz alguém ser capaz de pagar uma fortuna por um calçado? “É uma relação sentimental”, diz o empresário Pérsio Tagawa, fã de tênis desde a adolescência e dono de uma coleção de 80 pares.
Esse tipo de apego gerou uma cultura sneaker (tênis em inglês), com representantes espalhados pelo mundo. Os sneakers surgiram na década de 80. São pessoas que não se contentam em adquirir modelos nas lojas. Elas curtem edições limitadas e buscam seus favoritos entre colecionadores. A mania se popularizou no Exterior quando expoentes da música, como a banda Run D.M.C, fizeram canções para seus calçados prediletos (My Adidas) e ídolos como Michael Jordan assinaram contratos com grandes fabricantes. Em 1982, a Nike lançou o Air Force 1, nome do avião do presidente americano. Foi o primeiro tênis a dar atenção especial ao visual. A empresa vende, por ano, 15 milhões de pares desse modelo, que tem 1.500 versões. O rapper Marcelo D-2 é um dos fãs. “Ele cai bem com qualquer roupa”, diz o cantor, dono de 200 pares, dos quais oito são Air Force 1. Marcelo D-2 já pagou US$ 700 por um tênis de uma série limitada de 1993. “Só fabricaram 100. O meu é o número 62”, diz.
PAIXÃO Tagawa é dono de 80 pares
Aqui, a cultura sneaker começou a ganhar fôlego há dois anos. Em 2006, a Nike lançou uma linha só para o Brasil, a SB Custum Series, inspirada no universo do skate. Foram disponibilizados 480 pares. Hoje eles valem US$ 600 no e-bay. No final do mês, uma edição especial de mil pares alusiva ao Pan chegará ao Rio de Janeiro.
Além disso, o lançamento do site sneakersbr, em março, deu ao movimento um espaço próprio no Brasil. Ele nasceu a partir do blog do dentista Ricardo Nunes, criado um ano antes. “Em dois meses tivemos 55 mil acessos”, diz Ricardo, dono de uma coleção de 120 pares.
KIT A linha Adicolor, da Adidas, vem com maleta de pintura