04/03/2009 - 10:00
Hucknall é a alma do Simply Red. No ano em que comemora os 25 anos de sua banda – e do alto de 50 milhões de discos vendidos -, ele trará ao Brasil a turnê The greatest hits (Credicard Hall, São Paulo, 3 e 4/3; Citibank Hall, Rio de Janeiro, 7/3). Com sua voz moldada nos grandes intérpretes da música negra, Hucknall sempre foi fiel à soul music e isso bem antes de o ritmo voltar à moda. É uma afinidade natural. Tanto é assim que entre os sucessos que vai recordar nos shows estão algumas regravações de clássicos do gênero e parcerias com um dos maiores compositores da gravadora Motown, o americano Lamont Dozier.
CINEMA
Nixon confessa
O filme Frost/Nixon, de Ron Howard (em cartaz na sexta-feira 6) reconstitui com exatidão a histórica entrevista concedida pelo ex-presidente americano Richard Nixon (Frank Langella) ao apresentador de tevê britânico David Frost (Michael Sheen). Após um tenso embate com o entrevistador, Nixon termina por admitir erros e crimes que culminaram, em 1974, no Caso Watergate e o levaram à renúncia.
+5 SUCESSOS DO SIMPLY RED
HOLDING BACK THE YEARS
Balada soul que lançou a banda em 1984 e faz parte do CD Picture book
TURN IT UP
Essa faixa do terceiro CD, A new flame, é uma boa parceria com o compositor de soul Lamont Dozier
IF YOU DON’T KNOW ME BY NOW
Regravação de uma canção antiga do grupo americano Harold Melvin & Blue Notes
STARS
Sucesso do disco homônimo de 1991, que tem a participação do guitarrista brasileiro Heitor T. P.
FAIRGROUND
Canção do CD Life, de 1995, tem percussão eletrônica inspirada na batida do bloco Olodum
LIVROS
Memórias e missangas
Em seu novo livro, O fio das missangas (Companhia das Letras, 152 págs., R$ 34), o escritor moçambicano Mia Couto investiga e desvenda a existência feminina em uma diversificada galeria de personagens. Com a sua escrita poética, concisa e contundente, nos 29 contos que compõem a obra ele explora as memórias da infância em sua terra natal, oscilando entre o humor e a tragédia. "Assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo", escreve Couto.
FOTOGRAFIA
São Paulo desfocada
"Foco é um conceito burguês." Essa frase do francês Henri Cartier-Bresson serve de epígrafe e inspiração para o livro São Paulo: minha estranha cidade linda, do fotógrafo Claudio Edinger (DBA, 88 págs. R$ 100). Todas as 82 fotos têm áreas nítidas cercadas por regiões enevoadas e desfocadas, como se a imagem estivesse se formando ou então se desfazendo diante dos olhos. A maioria é formada de conhecidos cartões-postais da capital paulista, como o Masp, o prédio da Bienal e o Vale do Anhangabaú, que ganham uma textura úmida, quase sensorial. É como se São Paulo estivesse amanhecendo repleta de cores.
MÚSICA
Boa música para se manter no topo
Sem lançar CD há cinco anos, a banda irlandesa U2 convocou os maiores produtores com os quais já trabalhou (Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite) e prometeu um disco grandioso. No line on the horizon cumpre a promessa: traz o estilo épico do início da carreira, a sofisticação sonora da fase intermediária e nada do comodismo dos últimos anos. Canções como Magnificent, na qual o solo de guitarra de The Edge confunde-se com um falsete de Bono, ou Moment of surrender, com "teclado de igreja" e sentimento religioso, já se candidatam a ocupar o melhor momento de seus shows. O U2 ainda não cedeu se lugar para o concorrente Coldplay.
AGENDA
Ithamara Koorax
(Teatro Sesc Ginástico, Rio de Janeiro, dias 4 e 5/3) – A cantora de jazz apresenta o repertório do CD Tributo a Stellinha Egg
II Festival Ibero-Americano
(Memorial da América Latina, São Paulo, a partir de 2/3) – Apresentação de 13 companhias de teatro. Destaque para Argentina, Uruguai, México e Portugal
Homemúsica
(Teatro Sesc Anchieta, São Paulo, a partir de 6/3) – O ator e poeta Michel Melamed funde teatro, música, performance e poesia em um espetáculo multimídia