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Nus (Nudes)/ Galeria Fortes Vilaça, SP, e Galeria Bergamin, SP/ de 14/2 a 14/4

Adriana Varejão faz, na fotografia Dadivosa (1999), uma viagem à arqueologia da arte, a um tempo remoto em que nem mesmo o padrão de beleza clássica havia sido inventado. Assim como em sua representação de uma Vênus de quatro peitos, a fotografia O escultor e a deusa (1995), de Ernesto Neto, também evoca as mitologias antigas. Ambos se referem a um momento em que as representações da nudez haviam apenas começado a surgir. Os trabalhos integram a mostra Nus (Nudes), composta por mais de 100 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, a partir do acervo contemporâneo da galeria Fortes Vilaça, do acervo moderno da galeria Bergamin e de empréstimos de outras galerias.

"A exposição divide-se em dois módulos: erotismo e referências históricas", afirma Alexandre Gabriel, que assina a curadoria. O segmento de arte erótica – também conhecido, desde o Império Romano, como ars erotica – reúne na Fortes Vilaça desenhos do pernambucano Gil Vicente e fotomontagens da polonesa Goshka Macuga, entre outros, além de promover a aproximação inédita entre os trabalhos do contemporâneo Luiz Zerbini e do moderno Di Cavalcanti.

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MITOS Adriana Varejão atualiza deusa
antiga para a era do Photoshop

"Zer bini fez uma versão da capa do disco Electric ladyland, de Jimi Hendrix, a partir de uma vontade de se aproximar das mulatas do Di Cavalcanti", afirma o curador.

Entre as referências históricas não há apenas exemplares da arte moderna, como Anita Malfatti, ou da arte acadêmica, como Carlos Leão. Incluem-se também as releituras e reflexões que artistas contemporâneos fazem de representações da nudez em períodos diversos da história da arte. Assim, nas esculturas do paulistano Edgard de Souza ecoam os mármores gregos de corpos atléticos em movimento. O mesmo cruzamento temporal aparece na pintura do americano Roe Ethridge, que representa um corpo renascentista tomando Diet Coke.

Se ao longo da história a realização do nu esteve sempre vinculada a um aperfeiçoamento técnico, visando a uma representação cada vez mais próxima de um ideal de beleza, harmonia e graça (pelo menos até o aparecimento de Picasso, no início do século XX), a arte contemporânea não o faz sem uma boa dose de crítica e ironia.

CIRCUITOS

Outros Carnavais

ABRE ALAS 5/ A GENTIL CARIOCA, RJ/ ATÉ 28/2

Todo Carnaval é a mesma marcha. Os artistas Marcio Botner, Laura Lima e ernesto Neto, sócios da galeria A Gentil Carioca, se debruçam sobre os portfólios de jovens artistas brasileiros e estrangeiros, recebidos ao longo do ano anterior, e selecionam os participantes do projeto Abre Alas. A ideia surgiu há cinco anos, quando eles resolveram reunir 200 portfólios engavetados e pesquisar a possibilidade de "lançar" esses artistas numa exposição em seu espaço de arte, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. "Tínhamos um tesouro nas mãos e um espaço no calendário. Não esperávamos fazer a segunda edição, mas fomos percebendo a importância da continuidade. Com a ausência de salões de artes e projetos de apoio a jovens artistas, essa visibilidade tornou-se importante. Críticos, colecionadores e galeristas vêm ver quem está chegando", diz Marcio Botner.

Alguns dos artistas descobertos no projeto passaram a ser representados pela própria galeria, caso de Alexandre Vogler, Maria Nepomuceno e Guga Ferraz. Outros, como Mariana Manhães, Gustavo esperidião e Gabriela Maciel, ganharam a representação de outras galerias e estão com a carreira andando de vento em popa. Nesta quinta edição do Abre Alas, os gentis artistas-galeristas apostam suas fichas em cinco estrangeiros e 16 brasileiros de todo o País, entre eles o catarinense evandro Machado (foto).

Fernanda Assef

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SAIBA MAIS

Corpos atemporais

EDGARD DE SOUZA/ ENSAIO: CARLOS BASUALDO/ COSAC NAIFY/ R$ 79

A nudez é um traço marcante da obra de edgard de souza e está presente em qualquer um de seus temas preferidos: o objeto cotidiano ou o corpo humano. Nesta monografia, o critico argentino Carlos Basualdo analisa a sensualidade e a corporalidade das esculturas, desenhos e fotografias que o artista vem realizando desde 1992.

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