04/09/2015 - 19:30
Paulo Coelho (foto) é a grande estrela do projeto Cultivando o Pensamento, criado no exterior pela cadeia de restaurantes Chipotle. Os textos do escritor brasileiro para leitura rápida (fast-read) estão impressos nos copos e sacolas que acompanham os populares burritos mexicanos. As palavras do Mago, desta forma, atingem cerca de 800 mil pessoas diariamente, em 1.700 restaurantes na América do Norte e Europa.
Ministério Público
Entre eles
Mal foi reconduzido ao cargo, Rodrigo Janot enfrenta briga em casa. O subprocurador da República Eithel Santiago entrará com ação cível na Justiça contra o procurador-geral. Considera ilegal sua remoção da vice-presidência do Conselho Superior do MPF, na semana passada. Para o colegiado, o mandato acabou. Eithel não concorda: “Fui reeleito em junho para mais dois anos na função. Sou vítima de uma cassação, por influência de Janot. Ele não gosta de minha independência”. O vice-presidente do CSMPF substitui o procurador geral, na hipótese de vacância do cargo.
União
Venda exclusiva
A medida provisória de Dilma Rousseff colocando à venda imóveis funcionais assegurou aos atuais ocupantes o direito de compra. Favorável a um leilão das unidades, o PSDB estuda ação contra a MP. Segundo um parlamentar tucano, do jeito que está, o Planalto “patrocina aos petistas, um minha casa, minha vida com privilégios”.
Indústria
Porta de entrada
A Chevrolet escolheu o Cruze para ser o primeiro da marca a receber no Brasil o inédito OnStar. O sistema multimídia com serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade por aplicativo no smartphone estará disponível a partir do dia 29, a custo zero. Basta pressionar um botão na base do retrovisor ou fazê-lo por meio do APP. O OnStar tem 7 milhões de usuários no mundo.
Brasil
Ironia pura
Do poeta, letrista e roteirista Geraldinho Carneiro, olhando a situação do País: “Para mim a crise se agravou desde o dia em que o ex-presidente Fernando Collor deixou de pagar R$ 85 mil de IPVA da sua Ferrari”.
Futebol
No camarote
Nos EUA, última etapa na preparação às eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira foi acompanhada por Gilberto Ratto. Ele virou uma espécie de presidente tampão da CBF. Marco Polo del Nero continua recluso, evitando viagens ao exterior, depois de ter o nome envolvido como um dos suspeitos em esquema de corrupção com a presença de entidades e cartolas do mundo da bola, todos investigados pela Fifa. Polo tem destacado vices presidentes para irem lá fora tratar assuntos de interesse do futebol brasileiro. Outro dia escalou Fernando Sarney, por exemplo, para reunião na Conmebol , no Paraguai.
Saúde
Veia aberta
Já que promete “cortes significativos” nos gastos do governo, Dilma Rousseff tem que mirar a Hemobras. Segue no limbo o acordo feito há anos com a francesa LFB, para transferência de tecnologia na fabricação de hemoderivados. Resultado, em dez anos, a estatal nada produz. O plasma estocado nos hemocentros, de tempos em tempos é recolhido e enviado à França, onde a LFB o transforma em fatores 8 e 9, imunoglobulinas e albumina. Volta depois ao Brasil, numa operação que drena montanha de dinheiro público.
África
Paraíso tropical
Oitavo governante mais rico do mundo, embora seu país viva mergulhado na miséria, o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, escolheu o Brasil como paraíso. Depois de doar R$ 10 milhões para o desfile da Beija Flor no último Carnaval, ele decidiu comprar a cobertura triplex de um dos mais caros edificios residenciais de São Paulo, na região dos Jardins. A suntuosa reforma que está sendo feita no imóvel, destinado às férias do ditador mais longevo da África, está afrontando até seus ricos – e incomodados – vizinhos.
OEA
Triste bis
Faltou um voto na semana passada para convocar a reunião de chanceleres da OEA destinada a discutir a decisão da Venezuela, de expulsar milhares de colombianos de seu país. Em sua primeira ação na entidade, o embaixador José Luiz Machado se absteve – 17 países disseram sim. A atitude fez lembrar outra decisão na OEA, com anuência velada do Brasil. Foi em 31 de janeiro de 1962, no Uruguai, quando Cuba foi mandada embora da organização.
Remédios
Fim da enrolação
Em vigor desde a semana passada, a nova tabela de preços da Anvisa pretende acabar com uma velha prática. Como os valores sempre foram baixos, algumas empresas vão à agência pedir registros de produtos que, na prática, jamais pensaram em fabricar. Os pleitos são apenas para aumentar o “portfólio” da empresa e valorizar as suas ações no mercado. As taxas mais realistas também evitará gastos como uma a inspeção internacional que sequer paga o custo da viagem dos técnicos.
Economia
Outros tempos
Nem sempre ministros da Fazenda e do Planejamento desafinaram como Joaquim Levy e Nelson Barbosa. Responsáveis pelo Plano de Ação Econômica do Governo na década de 60, Octávio Gouvêa de Bulhões e Roberto Campos afinavam discurso. Sempre que empresários reclamavam com Campos do aperto na política econômica (menos crédito, redução no poder de compra dos salários etc) ouviam sem meias palavras à realidade das contas nacionais. Assustados, alguns iam ao Ministério da Fazenda. Lá, após relatarem o discurso de Campos, Bulhões dizia: “Ele é um otimista incorrigível. A situação do País é muito pior”. Segundo o então ministro do Planejamento, os empresários iam desistindo pouco a pouco da romaria, deixando o governo tocar a recuperação da economia.
Previdência privada
O protagonista
Tal como no mensalão e na Lava Jato, José Dirceu será investigado na CPI dos Fundos de Pensão. O ex-ministro teria se beneficiado de alguns vultosos negócios feitos em especial pelo Postalis (Correios), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica).
Rio de Janeiro
Sem oposição
Tudo caminha para Claudio Lamachia ser o próximo presidente do Conselho Federal da OAB. Há quatro meses do pleito, o advogado trabalhista do Banco do Brasil não tem adversários, conseguindo construir um consenso em torno do seu nome, entre as várias correntes que atuam dentro da ordem. Por dois mandatos ele comandou a presidência da seccional do Rio Grande do Sul da entidade, além de ter comandado a associação nacional dos advogados do BB.
Vinhos
Tintin
Um dos mais nobres europeus está no Rio de Janeiro. O barão Philippe de Nicolay Rothchild. Veio a passeio e a negócios. A agenda da segunda etapa inclui palestra nesta quinta-feira 10, na Casa do Saber, na Lagoa Rodrigo de Freitas, falando da relação de sua família com
o vinho, iniciada em 1653, quando o fundador do ramo inglês do clã, Nathan Mayer, comprou o Château Mouton, atual Mouton Rotschild. Hoje, a família expandiu seus interesses, com vinhedos nos EUA, Chile e Argentina, além da França naturalmente.
Fotos: CHRISTINA OITICICA; MARTIN BUREAU/AFP/Getty Images; MARCELLOCASAL/ABR