A hora da sesta

Tirar uma soneca no início da tarde pode ser uma forma de aumentar a produtividade no trabalho. Foi o que mostrou um estudo feito no Reino Unido com 12 mil pessoas. Delas, 41% disseram estar mais produtivas pela manhã e 38% à tarde. “A maioria das pessoas não está alerta no meio do dia”, disse Chris Idzikowski, coordenador da pesquisa. Ele sugere que nesse período os trabalhadores satisfaçam suas necessidades de sono, parando um pouco para cochilar.

 


Cuidado com o machucado!

 

Se você tem um ferimento e está estressado, fique atento. Pesquisa da Universidade de Ohio (EUA) revelou que o stress dificulta a cicatrização e favorece o desenvolvimento de infecções no local da ferida. Feito em animais, o trabalho comprovou que o esgotamento prejudica o sistema de defesa do organismo. Só para se ter uma idéia, os ratos submetidos a altos níveis de stress tiveram um atraso de 30% no período de cicatrização em relação aos não- estressados.

 

Sem medo no volante

 

A psicóloga Cecília Bellina já sofreu crises de pânico quando dirigia. A partir da própria experiência, estudou o assunto e desenvolveu um método para tratar pessoas que, como ela, não conseguiam chegar perto do volante. A técnica e algumas das histórias vividas por Cecília e seus pacientes estão no livro Dirigir sem medo (Ed. Ágora). A obra tem 128 páginas e custa R$ 18.

 

Vírus e infertilidade
Pesquisadores alemães identificaram um vírus que pode estar associado a problemas de infertilidade masculina. Depois da análise do esperma de 73 homens com problemas de fertilidade e de 22 homens férteis, os cientistas constataram que o vírus estava presente no sêmen de 38% dos inférteis e em 4,6% no dos férteis. Os pesquisadores ainda não sabem explicar qual o papel do microorganismo na infertilidade.

Cabelo

O que faz o cabelo deixar de crescer e quebrar frequentemente? O meu é hidratado e não passa por secador.
Angelúcia Pinheiro – Malacacheta (MG)

O cabelo é um tipo de pêlo. Seu componente principal é a queratina, além de aminoácidos. O ciclo de crescimento não é contínuo – a média é de 0,4 mm/dia. Há fases em que ele está em “repouso”. Os fatores que regulam o ciclo são diversos: nutricionais, emocionais e hormonais, entre outros. Normalmente, alterações no fio (fragilidade, por exemplo) decorrem de hábitos incorretos, como lavagens com água muito quente, xampus e condicionadores inadequados, escovas impróprias, uso excessivo de tinturas e/ou processos de alisamento.
Rose Meyre Elisabeth e Silva, dermatologista de São Paulo

Hepatite C

Gostaria de saber em que porcentagem a hepatite C pode ser transmitida por meio da relação sexual.
Cristina, por e-mail

No caso da hepatite C, é rara a contaminação pela relação sexual (é o contrário do que ocorre com a hepatite B). Sua principal via de transmissão é a sanguínea. A justificativa para isso é a presença menor do vírus causador dessa doença nas secreções sexuais. É difícil dimensionar o porcentual de contágio, pois faltam dados epidemiológicos. Apesar de o risco de transmissão sexual ser baixo, não deixe de usar preservativos. Vale lembrar que é possível prevenir a hepatite B com vacina. Essa possibilidade não existe em relação à hepatite C.
Adauto Castelo Filho, professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo