20/12/2000 - 10:00
Uma preocupação tem tirado o sono de muitos pais na hora em que os filhos chegam à idade escolar: saber onde a criança vai estudar. Diante da diversidade de ofertas, a busca pela escola ideal torna-se um desafio. Muitos pais não sabem por onde começar e, aflitos, buscam a ajuda de amigos, parentes ou até mesmo de empresas especializadas em orientar pessoas sobre a escolha. A maioria das escolas tradicionais já encerrou o período de matrículas. Mas ainda existem vagas em colégios particulares e também em escolas públicas de qualidade. Mas que tipo de escola os pais buscam para os filhos? O que consideram fundamental para a educação? Em meio a tantas dúvidas, especialistas orientam sobre o que deve ser observado nessa hora. Segundo o professor Paulo Caruso Ronca, doutor em psicologia educacional pela Unicamp, é necessário que a escola se preocupe também com a formação moral e ética da criança, além do conteúdo das matérias. “É importante que a escola tenha uma proposta pedagógica clara e que esta seja desenvolvida num ambiente de afeto, amizade, confiança e cooperação”, afirma.
Cidadãos – Além da pesquisa, considerada fundamental pelos especialistas, outros critérios como a formação dos profissionais, recursos didáticos, localização e higiene devem ser analisados. A engenheira Márcia Cristina Menin levou meses para encontrar a escola que considera adequada para as filhas, Caroline, dois anos, e Daniele, quatro. Procurava uma que fosse, de certa forma, a extensão da sua casa. “Queria um colégio preocupado com valores morais e princípios éticos”, explica. Mas escola ideal, na verdade, não existe. Os pais devem escolher aquela que mais se identifique com seu filho. “Se a criança é tímida, o ideal é que a escola tenha uma metodologia que desperte o seu lado social”, observa a psicopedagoga Silvia Amaral, coordenadora do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD), uma clínica de São Paulo que orienta pais e profissionais de educação sobre a escolha de escolas. “Os pais também precisam se informar sobre o tipo de cidadão que a escola pretende formar”, diz a coordenadora da clínica.
Muitas famílias consideram fundamental o aspecto disciplinar na formação da criança. É o caso da médica Mariangela Maluf, que optou por uma escola mais rígida para a filha Marcela, quatro anos. “Não queria um colégio sem normas e obrigações. Assim, optei por uma proposta pedagógica rigorosa.” Os cuidados são indispensáveis porque o ensino infantil é considerado a etapa mais importante na educação da criança. Nessa fase, ela começa a desenvolver a coordenação psicomotora, que deve ser estimulada através de jogos e brincadeiras em grupo. “É fundamental que a escola atenda a criança nos aspectos cognitivo, social e afetivo”, alerta Marieta Machado Nicolau, professora de psicologia da educação da Universidade de São Paulo. Vários desses requisitos também podem ser encontrados em escolas públicas. “Muitas desenvolvem um bom trabalho pedagógico”, atesta Marieta.