Seleção artificial
Um trabalho realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Manaus está, literalmente, rendendo bons frutos. Uma leva de dez clones de guaraná está sendo introduzida no mercado pela empresa, que pesquisa o assunto há 23 anos. Os exemplares que deram origem às cópias possuem características muito especiais: resistem a pragas, têm uma produtividade dez vezes maior e crescem mais rápido. Os novos clones visam aumentar a produção de guaraná (foto) no Brasil, atualmente na casa das 3.600 toneladas anuais – 70% voltadas para a produção de refrigerante.

……………………………………………………………………………….


Spray espião
Os arapongas da Abin vão adorar a novidade. A empresa americana Mistral Security desenvolveu um spray que, quando aplicado sobre qualquer envelope de papel, o torna transparente por alguns instantes. Com isso, o conteúdo pode facilmente ser lido por qualquer pessoa. Após 15 minutos, o material que ficou transparente volta ao normal e não deixa nenhuma pista da violação de correspondência. Chamado de See Through (Veja através), o produto só será fornecido a agentes da lei.

 

……………………………………………………………………………….


 

Bicicleta inteligente
Os amantes da bicicleta já podem contar com um computador de bordo. Basta possuir um organizador pessoal do tipo Palm ou Visor e adquirir softwares especiais e sensores da BikeBrain (www.bikebrain.com). Por menos de US$ 100, o ciclista passa a ter velocímetro, medidor de altitude, guia de rotas com mapas e gráficos que analisam a velocidade e a distância percorrida. O kit também inclui um estojo para transformar o computador de bolso no painel da bicicleta.

……………………………………………………………………………….


 

Ilusão de ótica
Uma das maiores dores de cabeça de montadoras e donos de automóveis é, quem diria, causada por minúsculos ovos de libélulas. Os pesquisadores Etelvino Bechara e Cassius Stevani, do Instituto de Química da USP, descobriram que os ovos do inseto, quando depositados na lataria dos carros, soltam uma substância que, em altas temperaturas, se transforma em um poderoso ácido. O resultado são manchas opacas e irreversíveis na pintura. Acostumadas a desovar em rios ou represas, as libélulas, conclui o estudo, confundem o brilho dos carros com a água. Agora só falta desenvolver um produto que, além de evitar o dano, preserve os ovos de libélulas, importantes predadoras de outros animais.