PRÊMIO NOBEL
A Real Academia de Ciências da Suécia começou a anunciar os vencedores. Cerca de US$ 1 milhão para cada categoria

MEDICINA
Os cientistas britânicos Timothy Hunt e Paul Nurse e o americano Leland Hartwell desenvolveram pesquisas que levaram a descobertas sobre o mecanismo da divisão celular, as quais ajudarão na criação de novas drogas para o tratamento do câncer. “Parte desse dinheiro vou usar para pagar a hipoteca da minha casa”, disse Hunt.

FÍSICA
Eric Cornell
e Carl Wieman, dos EUA, e Wolfgang Ketterle, da Alemanha, demonstraram a existência de um novo estado da matéria em que os átomos agem como se fossem um só. Essa “unificação” se dá com nível baixíssimo de energia. O fenômeno permitirá a criação de um tipo de laser à base de matéria, e não de luz.

Nurse
Hunt
Hartwell

QUÍMICA
O japonês Ryoji Noyori e os americanos William S. Knowles e K. Barry Sharpless descobriram uma molécula reguladora de diversas reações químicas. Poderá ser aplicada em pesquisas de antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para o mal de Parkinson.

Cornell
Wieman
Ketterle

ECONOMIA
George Akerlof, A. Michael Spence e Joseph Stiglitz, dos EUA, são responsáveis pela tese de distorção do mercado a partir de informações privilegiadas. Defendem o controle rígido do governo no fornecimento de informações econômicas.

 

Morreu

• o autor e diretor teatral Carlos Alberto Soffredini, um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os premiados Vem buscar-me que ainda sou teu (1990), dirigido por Gabriel Villela, De onde vem o verão (1991), dirigido e escrito por Soffredini, e Vacalhau e Binho. Em São Paulo, aos 63 anos, de insuficiência respiratória. Na quarta-feira 10.

• O cartunista Herbert Block, referência mundial no desenho de humor. Ganhador do Prêmio Pulitzer, ele ilustrava as páginas do The Washington Post com desenhos de personalidades políticas, entre elas os diversos presidentes americanos. Nos EUA, aos 91 anos, de pneumonia. No domingo 7.

Recebeu alta

recebeu alta a atriz Sharon Stone. Estava internada há uma semana para tratar de um aneurisma cerebral. Segundo a assessoria da atriz, ela “está intacta neurologicamente e suas atividades profissionais e pessoais não sofrerão restrições médicas”. Nos EUA, no domingo 7.

Arte no Jóquei Clube

arte no jóquei clube A artista plástica Suzana Castello Branco inaugura nessa sexta-feira 12 uma exposição individual no Jóquei Clube de São Paulo. Suas telas, todas em tinta acrílico e carvão, foram inspiradas nas imagens de lutas da célebre Tapeçaria de Bayeux, que retrata a Batalha de Hastings, em 1066, na qual as tropas do duque da Normandia invadem a Grã-Bretanha

Anunciada
Pelo ministro da Educação, Paulo Renato, o impedimento da Universidade de Nova Iguaçu (Unig) de realizar o vestibular para 2002 e a suspensão dos cursos de formação de professores. A decisão foi tomada pelo MEC com base em um processo que começou em junho com a publicação da reportagem Sacoleiros do ensino, na edição 1646 de ISTOÉ, que denunciava irregularidades nos cursos de complementação da formação de professores. É a primeira instituição punida pelo MEC por falta de qualidade. Na segunda-feira 8.

Editora Três no prêmio Caboré
Luiz Alberto de Campos, diretor de publicidade da Editora Três, foi escolhido como um dos três finalistas da categoria Profissional de Veículo do Prêmio Caboré 2001, uma das mais importantes premiações do mercado publicitário brasileiro. “Estou apenas há um ano e quatro meses como diretor. É claro que esperava ser indicado um dia, mas não tão cedo. Estou muito feliz”, diz ele. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de dezembro.