Televisão na jaula
Pediatras da Universidade de Stanford (EUA) sugerem aos pais desligar a tevê e o videogame se quiserem controlar a agressividade dos filhos. Durante seis meses, eles monitoraram 225 estudantes do período equivalente ao nosso ensino fundamental. O comportamento dos que tiveram limitadas as horas dedicadas a esse tipo de entretenimento foi menos violento do que o das outras crianças.


 

Peixe na cabeça
Comer peixe duas ou mais vezes durante a semana corta pela metade as chances de uma mulher sofrer um tipo de derrame cerebral, o infarto trombótico. É o que garantem cientistas da Escola de Medicina de Harvard (Estados Unidos). O alimento é rico em ômega 3, uma gordura que, de acordo com o estudo, reduz a chance de aparecimento de coágulos. Essas placas dificultam a passagem de sangue para o cérebro.

Colar anti-rinite
Está disponível no mercado o Particular, um aparelho que promete facilitar a vida de pessoas que têm rinite alérgica e asma. Ele emite ondas de ultra-som para quebrar as partículas de sujeira que causam irritação na mucosa nasal. O fabricante garante que as moléculas ficam mais pesadas do que o ar e não conseguem atingir as vias respiratórias. O equipamento deve ser pendurado no peito para ter efeito no raio de um metro. Informações pelo telefone 0800-141849 ou pelo site www.lentek.com.br.

Cintura e diabete

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e o Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda estão informando aos médicos que a medida da cintura ajuda a identificar riscos associados ao excesso de peso, como a diabete do tipo 2. Cientistas verificaram ainda que a taxa de problemas cardíacos em mulheres cresce proporcionalmente à cintura. As instituições recomendam que se leve em conta esse aspecto.


Cólica
Que medicamentos são mais adequados para aliviar as cólicas menstruais?
Ivete Santos, via internet

É sempre adequado procurar um médico antes de tomar qualquer remédio. A causa da cólica pode ser algo mais grave. Ela é, muitas vezes, o sintoma de algumas doenças. Se as dores não tiverem uma razão específica, são recomendados medicamentos específicos para aliviá-las. É muito comum as pessoas tomarem antiespasmódicos, que não servem para cólica. Para isso, eles funcionam mal.
José Aristodemo Pinotti
Professor de ginecologia da USP

Articulações
Até que ponto o ato de estalar determinadas articulações do corpo, como o pescoço, é danoso à saúde?
Carlos Eduardo Araújo
João Pessoa – PB

Algumas técnicas de manipulação usadas como tratamento médico acabam levando, no final da manobra, ao aparecimento de um estalo. Muitas pessoas dizem que sentem necessidade de estalar uma ou mais articulações durante o dia. No entanto, é bastante difícil localizar estudos científicos a respeito desses estalos. Desde que a pessoa não tenha dor ou não transforme a prática em cacoete, as articulações poderão ser estaladas. Mas não exagere. Não podemos esquecer que movimentos muito repetitivos podem causar algumas lesões no corpo.
Pérola Grinberg Plapler
Fisiatra do Hospital das Clínicas da USP