Silêncio no set

A teledramaturgia brasileira perdeu na quarta-feira 26 um de seus profissionais mais apaixonados e competentes: o diretor Walter Avancini. Morreu no Rio de Janeiro, aos 66 anos, de câncer na próstata. Dirigiu mais de 50 novelas, entre elas grandes sucessos como Saramandaia (1976), Gabriela (1979) e as duas versões de Selva de pedra (1972 e 1986). Nascido em São Paulo, começou a trabalhar em radionovelas aos sete anos. Em 1964 ingressou na Tevê Excelsior e no ano seguinte, como diretor de A deusa vencida, lançou a atriz Regina Duarte. Na Rede Globo, comandou as minisséries Vargas – uma tragédia brasileira e O cravo e a rosa. No ano passado começou a dirigir A padroeira, mas abandonou o projeto para tratar-se do câncer.

 

Morreram

• o violinista americano Isaac Stern (à esq.), considerado um dos maiores instrumentistas do século XX. Gravou mais de 100 discos e teve como alunos Itzhak Perlman e Pinchas Zukerman. Em Nova York, aos 81 anos, de insuficiência cardíaca. No sábado 22.

• O artista gráfico e capista Eugênio Hirsch. Nascido na Áustria, ele veio para o Brasil em 1955. Entre os seus trabalhos mais conhecidos está a ilustração que fez para Lolita, romance de Vladimir Nabokov. No Rio de Janeiro, aos 78 anos, de parada cardiorrespiratória. No domingo 23.

Brasil perde a sensibilidade de Ianelli

O pintor Thomaz Ianelli morreu na segunda-feira 24, em São Paulo, de embolia pulmonar, aos 69 anos. Ele estava internado no Incor há 20 dias. Considerado um dos grandes artistas brasileiros, Ianelli participou de cinco bienais internacionais em São Paulo. “O Brasil perde um de seus pintores mais sensíveis, um mágico orquestrador de cores de rara beleza”, disse Ferreira Gullar sobre o artista.

Atirador mata 14 pessoas em parlamento na Suíça

Um homem, cuja identidade está sendo mantida em sigilo, invadiu na quinta-feira 27 o Parlamento de Zug, pequena cidade suíça, e disparou um fuzil contra os legisladores, matando 14 pessoas e ferindo outras 14. Após os disparos, se suicidou. É a primeira vez que um fato como esse é registrado no país. As autoridades descartam a hipótese
de atentado terrorista