13/03/2015 - 20:00
Formato popular e de sucesso comprovado, o talk show é a aposta da vez da televisão brasileira. A mais ambiciosa tentativa de explorar esse filão é, sem dúvida, a imigração para a Rede Record da apresentadora Xuxa Meneghel, que deixa, assim, a Rede Globo depois de 30 anos de contrato. Na nova emissora, Xuxa deverá receber salário mensal na casa de R$ 1 milhão, e seu programa será indisfarçável versão da atração da comediante americana Ellen DeGeneres – que conta com uma audiência de três milhões de espectadores por episódio, combinando humor e entrevistas com celebridades.
“Não quero copiar ou imitar, mas vou me inspirar na Ellen DeGeneres para fazer o meu programa”, disse Xuxa. A Record afirma que o programa irá ao ar em no máximo três meses, mas a apresentadora quer mais tempo.
Seguindo uma linha mais próxima da reportagem, estreia no mês que vem o novo programa da jornalista Mariana Godoy na Rede TV. “Os assuntos serão relacionados ao noticiário, vamos falar de economia e de reforma política. O desafio consiste em usar uma linguagem acessível a todos”, diz ela, fã confessa da americana Oprah Winfrey, a quem considera imbatível.
Dentro da programação dos canais a cabo, que contam com uma liberdade maior de conteúdo, Marcus Majella, oriundo da internet e integrante do humorístico “Vai que Cola”, terá entrevistas a partir de agosto no Multishow. Numa pegada mais cultural, “Ofício em Cena” também tem previsão de estreia para o próximo mês na Globo News, com entrevistas de atores falando a respeito da profissão, nos moldes do cultuadíssimo “Inside The Actor’s Studio”. “O boom é inevitável, a tendência é crescer cada vez mais”, diz Ninho Moraes, professor de Rádio e TV da Cásper Líbero e diretor de cinema e TV, e responsável pelo talk show de Marília Gabriela entre 1992 e 2004, período em que passou por diversas emissoras. “A Marília Gabriela tinha que ser muito séria. Ser jornalista atrapalha para apresentar esse tipo de programa. Pessoas como o Danilo Gentili dão certo, porque é um humorista, ele segue a fórmula. Tentar inventar desgasta”.
E não parece inteligente de fato arriscar nada de tão novo. Um dos programas de maior sucesso – e duração – da tevê brasileira afinal é de um pioneiro do sofá, Jô Soares, que muda de emissora, mas mantém o objeto de mobiliário na agenda do brasileiro há 27 anos.
Fotos: ANTONIO CHAHESTIAN/RECORD; DIVULGAÇÃO REDETV!