Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Trade é dessas pessoas para quem o dia parece ter mais de 24 horas. Além do cargo, cuida de sua empresa Build Up, que atua no segmento esportivo, e dá consultoria à Fifa para os Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar), o que o obriga a viajar ao exterior três dias ao mês. Por serem atividades incompatíveis com a função pública, a Comissão de Ética da Presidência da República lhe deu cartão vermelho na segunda-feira 23. Nada de extras.

Pic_Boe.jpg

Meio ambiente
Águas de março

O último prognóstico oficial sobre a crise hídrica da Região Sudeste traz boas notícias para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São esperadas fortes chuvas nos três Estados no correr desta semana e até o dia 13. Se o modelo de previsão não falhar, os quatro reservatórios que utilizam água do rio Paraíba do Sul – Paraibuna (SP), Santa Branca (SP), Jaguari (SP) e Funil (RJ) – poderão alcançar níveis entre 5% e 10% da capacidade total, em relação ao valor médio inferior a 1% verificado na semana passada.

BOE-02-IE-2361.jpg

Varejo
Livre mercado

O empresário Abilio Diniz pensa que o Carrefour poderia ter a sua Casas Bahia. Não precisaria nem ser tão grande, mas cumprir os requisitos de uma rede varejista do ramo de eletrodomésticos. E trabalha para isso.

Futebol
Se a moda pega

Ex-diretores da Portuguesa de Desportos, suspeitos de terem vendido a vaga na série A do Brasileirão de 2013, no escândalo conhecido como “Lusagate”, tentam o impeachment do atual presidente da Lusa, Ilídio Lico. A reunião do Conselho Deliberativo acontecerá na quinta-feira 5. A diretoria impugnará a iniciativa.

Lava Jato
Faca de dois gumes

Envolvidas na Lava Jato, empreiteiras detentoras de ativos relacionados às concessões públicas e na área de energia aceleram estudos visado à venda dessas participações. O problema é maior do que parece. Eventuais interessados temem adquirir empreendimentos e amanhã ou depois acabar sendo interpelados por juízes, no caso da empreiteira vendedora entrar em recuperação judicial.

FARTURA
Patrimônio natural

Um inventário da fauna da Reserva do Caju, em Sergipe, recém-concluído pela Embrapa, constatou  uma rica diversidade, além de ocorrências inéditas e relevantes. A equipe de pesquisadores identificou 60 espécies de aves, 13 de pequenos mamíferos – inclusive marsupiais – e 17 espécies de morcegos, sendo que duas – Eptesicus brasiliensis e Molossops temminckii – nunca haviam sido registradas no Estado. Realizado em parceria com as Universidades Federais de Sergipe, Minas Gerais e Paraíba, o inventário integra as ações do plano de manejo da área, que é a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) federal da empresa no País.

Protestos
Contra a violência

O governo quer evitar vandalismo no rastro dos atos programados para os dias 13 e 15 próximos, em diversas cidades, reunindo gente pró e contra Dilma Rousseff. Para tanto, oficiais de inteligência da cúpula da segurança nacional já acompanham mobilizações pela internet, sobretudo nas redes sociais, de olho no tom de convocação dos manifestantes. Haverá segurança reforçada nas ruas, em ambas as ocasiões.

BOE-03-IE-2361.jpg

Ministério Público
Puro mistério

Justificáveis as desconfianças sobre o encontro entre José Eduardo Cardozo e o procurador-geral Rodrigo Janot, na quarta-feira 25, às vésperas do PGR concluir a lista com os nomes dos políticos com foro no STF envolvidos na Lava Jato. Antes de sumir no ar, a agenda de Cardozo no site do MJ trazia: reunião às 19h30, trato de “medidas legislativas”, gabinete do ministro. Só que na hora Cardozo voou para a PGR. Segundo Janot, para debater projeto de lei criando uma subprocuradoria específica de combate à corrupção. Subprocuradores estranham. É recente a criação no MPF de uma câmara com tal finalidade.

BOE-04-IE-2361.jpg

STF
Vale o escrito

No STF, Luís Roberto Barroso concedeu progressão de regime aos condenados do mensalão que cumpriram um sexto da pena. É o que manda a lei. Mas outras decisões do ministro em relação ao caso foram severas e desagradaram aos condenados. Ou seja, negou prisão domiciliar antecipada a José Genoino e revogou a autorização para viajar dada pela Vara de Execuções a José Dirceu e a Delúbio Soares. Na ocasião, ele afirmou que prisão domiciliar é prisão e, logo, incompatível com o direito de viajar, mesmo a trabalho.

BOE-05-IE-2361.jpg

STF 1
Além disso…

…o ministro negou progressão de regime a João Paulo Cunha até que restituísse o dinheiro de cujo desvio foi acusado. E, alterando a jurisprudência até aqui vigente, tem negado progressão de regime a quem não pagou as altas multas a que os réus foram condenados. Em suas decisões, Barroso escreve: “Direito penal deve ser moderado, porém sério”.

Judiciário
Ganhou fôlego

Integrantes da União dos Acionistas Minoritários do Grupo EBX estão apreensivos com os desdobramentos do episódio insólito em que o juiz titular da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Flávio Roberto de Souza, foi flagrado circulando pela cidade com o Porsche Cayenne apreendido de Eike Batista. É que continuando no caso ele estará fragilizado perante a opinião pública. Substituído, o novo magistrado levará bom tempo para se familiarizar com a complexidade do processo. Ambas as situações, convenhamos, favoráveis à defesa de Eike Batista.

Governo federal
Longe dos holofotes

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Afonso Arinos odeia a exposição na imprensa tão profundamente que afirma preferir ir ao dentista. Por isso não surpreende que tenha dito ao ministro Joaquim Levy que só falará em público se o chefe convocá-lo diretamente – e o acompanhar à entrevista.

Crise Elétrica
O peso do endereço

As concessionárias sabem que o aumento médio de 70% nas contas de luz eleva em muito o risco de calote por parte do consumidor. Então, discutem propostas para serem levadas à Aneel, buscando atenuar o problema. Uma delas é um convênio com as prefeituras que lhes daria acesso ao cadastro do IPTU. Quem mora em área valorizada pagaria tarifa maior. Se sair do papel, a medida será questionada na Justiça.

Empresas
Mais Estado

Será na quinta-feira 5 a reunião do conselho de administração da Norte Energia, que vai tratar de recomposição acionária na Hidrelétrica de Belo Monte. A data anterior era 9 de fevereiro. No período, os sócios puderam conversar mais sobre as mudanças que, em última instância, devem reduzir a participação do setor privado no empreendimento.

Artes
Sinal dos tempos

O fato ocorreu no Lincoln Center, em Nova York, local famoso por grandes ovações históricas. “Iolanta”, ópera rara de Tchaikowsky, está sendo encenada pela diva russa Anna Netrebko. Segundo o produtor brasileiro Flávio Marinho, ao fim da memorável exibição, os aplausos são poucos: boa parte da plateia usa as mãos para tirar fotos da musa, em celulares. Fenômeno moderno, mas que, com certeza, traz frustração ao coração da soprano celebridade.

BOE-06-IE-2361.jpg

Foto: Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem; Oswaldo Corneti; Pedro Ladeira/Folhapress