Imitando Deus

Bisp V&L
Uso de embriões humanos

Apesar da oposição de grupos religiosos, o Parlamento britânico aprovou na terça-feira 23 a “clonagem terapêutica” de embriões humanos. Para esfriar o debate ético, os lordes ingleses exigiram que os clones sejam usados só em prol da medicina. A intenção é gerar bebês usando o código genético de um paciente que sofre de câncer, por exemplo. Antes de o embrião completar 14 dias, suas células seriam retiradas para produzir tecidos nervosos ou órgãos para transplante, como coração, rim e medula, com o mesmo DNA do paciente e, portanto, menos risco de rejeição.

 

……………………………………………………………………………….


Sem legendas
A Marinha americana e a empresa ViA desenvolvem um tradutor eletrônico que funciona como uma dublagem em tempo real. Um oficial americano poderia conversar com militares bósnios sem intermediários. Cada qual falaria seu idioma e ouviria as frases do interlocutor traduzidas quase instantaneamente. O Voice-to-voice reconhece a voz do dono e deve entender até algumas gírias, mora?

……………………………………………………………………………….


 

Reuters

Dinossaurock
Mark Knopfler, líder da banda inglesa Dire Straits, virou dinossauro do rock aos 52 anos. Cientistas da Universidade de Utah, nos EUA, batizaram uma nova espécie achada em Madagascar de Masiakasaurus knopfleri, em homenagem ao cantor (abaixo), cujas músicas animaram os dias de busca do réptil que viveu há 70 milhões de anos.

 

……………………………………………………………………………….


 

Alerta vermelho
O tempo esquentou. Cientistas de 99 países reunidos na China para o encontro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (www.ipcc.ch) divulgaram um relatório bombástico. Além de mostrar que o último século foi o mais quente do milênio passado, o estudo prevê que a temperatura global vai aumentar em até 5,8 graus até 2100 e que o nível do mar pode se elevar em 88 cm no mesmo período. A década de 90 foi a mais quente do século e o ano de 1998 bateu o recorde de calor.

AP

Maré de óleo
A região que inspirou Charles Darwin a escrever sua teoria sobre a evolução das espécies jamais será a mesma. Mais de 700 mil litros de óleo vazaram do navio petroleiro Jessica e tingiram de negro as águas transparentes do arquipélago de Galápagos, na costa do Equador (foto). O navio encalhou num recife de corais na terça-feira 16 e, desde então, a marola oleosa contaminou dezenas de focas, tartarugas, leões-marinhos e pássaros exóticos, como o pelicano e o albatroz. A tripulação foi detida após o acidente e, se condenada, pode pegar de dois a quatro anos de prisão.