05/12/2014 - 20:00
Vem aí a mais completa avaliação da fauna e da flora brasileiras. Em quatro anos, 1.383 estudiosos (brasileiros e estrangeiros) analisaram 12.256 espécies, que representam todos os vertebrados do País e mais de dois mil invertebrados. Os técnicos são de 200 instituições, aproximadamente. O trabalho agora será contextualizado num programa oficial de ações, priorizando espécies e áreas, o que passa pela criação e pelo fortalecimento de unidades de conservação. Em 2008, estudo em escala menor, mas relevante, apontou que estão ameaçados de extinção 13% de anfíbios, 10% de mamíferos, 17% de borboletas, 19% de plantas e 21% de peixes.
Literatura
Vem de longe
A dívida externa do Brasil tem raízes profundas. A “Revista de História da Biblioteca Nacional”, de dezembro, traz reportagem sobre o primeiro empréstimo feito pelo País, em 1827. Deu tanto ruído que o Visconde de Itabaiana distribuiu no Império o folheto “Exposição sobre a negociação do empréstimo contrahido em Londres e as vantagens delle resultantes”. Dois anos depois, mais polêmica: o Brasil não pagou os juros da dívida e precisou de mais dinheiro do exterior, sob risco de penhora da receita de nossas alfândegas.
Brasil
Fora dos trilhos
Em maio, já em campanha, Dilma Rousseff inaugurou o trecho entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) da Ferrovia Norte-Sul, de 855 quilômetros, primeiro do País a ser concedido a um operador independente. A presidente anunciou que por ali passariam ao menos quatro mil toneladas de minério de ferro, além da produção agrícola e industrial da região centro-Oeste. Oito meses depois, nem uma pedra foi transportada. As trapalhadas regulatórias do governo federal têm afastado, até hoje, as empresas interessadas no negócio.
Varejo
Parceiro global
Tem CEP brasileiro a maior vendedora de TVs LG no mundo. Administradora da Casas Bahia e do Pontofrio, a Via Varejo ganhou reconhecimento da gigante LG Electronics, ao atingir o topo na comercialização de TVs da marca, este ano. Em Seul, Líbano Barroso, número 1 da rede nacional, recebeu uma placa e elogios de Mr. Há, o todo-poderoso presidente de Home Entertainment da LG Eletronics. Nenhum grupo do Brasil alcançou tal distinção.
São Paulo
Será?
O fantasma de Paulo Preto volta a assustar o PSDB paulista. O MP investiga denúncias de que as avaliações de lotes feitas e pagas pelo Dersa chegaram em alguns casos a ser três vezes maiores do que o valor de mercado dos imóveis derrubados para a construção do Rodoanel.
Gente
Primeiro tempo
Na 4ª Vara de Família da capital paulista, Kaká disse quanto quer pagar de pensão para seus filhos. Luca, 5 anos, e Isabella, 3, receberiam cada um R$ 30 mil. A possibilidade de acordo por ora é nula.
Anistia
Sem “periculum”
Começou mal para os clubes Naval, Militar e de Aeronáutica, na 14ª Vara Federal, em Brasília, a tramitação da Ação Ordinária que objetiva suspender a divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Ao indeferir a antecipação de tutela pretendida pelo trio, na segunda-feira 1º, o juiz Renato Coelho Borelli mandou notificar os presidentes das agremiações para riscarem dos autos expressões do tipo “guerrilheira Dilma Rousseff” e “terrorista Dilma Rousseff”.
Presidência
Pavor a bordo
O brigadeiro Joseli Parente Camelo, que comanda o Airbus A330 da Presidência da República, está prestes a se aposentar, após 39 anos de serviços prestados à FAB – foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1975. Com mais de cinco mil horas de voo, o militar cearense nada diz de seus ilustres passageiros. Mas há dias, em conversa com um amigo, deixou escapar que Dilma Rousseff tem pavor de turbulência (em terra é outra história). Basta o avião começar a sacudir que ela chama alguém da tripulação para perguntar se está tudo bem.
Automóveis
Alto giro
A Chevrolet vai fechar o ano como líder no varejo (vendas ao consumidor nas concessionárias). De janeiro a dezembro a empresa estima comercializar 600 mil unidades – 50 mil a menos que em 2013. O quadro não assusta Marcos Munhoz, vice-presidente da marca. “Estamos há 90 anos no País. A realidade de 12 meses não nos traumatiza. É olhar e entender o contexto.” De fato, num setor que terá em 2014 vendas totais menores em uns 8% (3,45 milhões de unidades), sobre 2013, manter a fatia de mercado em 17% é uma conquista.
Futebol
Bola dentro
Os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol e os moradores da Granja Comary, em Teresópolis, seguirão dormindo tranquilos. A Câmara de Vereadores tombou na semana passada 72 mil m², no entorno do centro de treinamento da CBF. Na preparação do time para a Copa da Fifa especulava-se que a empresa Sanfebra Participações Ltda. lotearia a área. O Brasil não levantou a taça, mas o paraíso segue intocado.
Aviação Civil
Livre voar
Além dos EUA e da União Europeia, o Brasil quer um acordo de céu aberto com a África. Ele significa número ilimitado de voos entre os dois lados, quadro de rotas em aberto, direitos de tráfego aéreo ampliados e liberdade tarifária total. A proposta foi feita à Comissão Africana de Aviação Civil na semana passada, pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
Governo
Alimentou o boato
Migrações são tema universal. Eleonora Menegucci, ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, falou tanto sobre direitos humanos na festa do 30º aniversário da Declaração de Cartagena para Refugiados (Cartagena + 30), na terça-feira 2, em Brasília, que acabou abordada. Curiosos indagavam se iria para a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, como se especula. “Não sei de nada”, respondia mineiramente.
Medicina privada
Leão guloso
A carga tributária sobre planos de saúde é alta quando comparada a outros segmentos da área de serviços. É o que aponta relatório da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, a partir de pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Os impostos nos planos de saúde equivalem a 26% do faturamento das empresas do setor. Taxa superior à da agricultura (15%), construção civil (18%) e siderurgia (19%).
Direito
Abaixo o apelido
No dia a dia é comum, mas esta brincadeira de mau gosto vem sendo combatida cada vez mais na Justiça. A Seção de Dissídios Individuais do TST deu ganho de causa a um operário de empresa do Paraná na qual os gerentes tinham o hábito de colocar apelidos nos subalternos. “Orelha” receberá indenização de R$ 1,5 mil. É pouco depois de percorrer todas as instâncias da Justiça do Trabalho, mas que sirva de lição para os ex-mandachuvas.
Liberdade de imprensa
Década depois…
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos investigará o assassinato de Mario Coelho Filho, em Magé, na Baixada Fluminense, em 2001. O filho do dono do jornal “A Verdade” era opositor do então prefeito de Caxias, José Camilo Zito. Na semana seguinte à morte do jornalista, ele foi denunciado na Assembleia Legislativa fluminense como mandante do crime. Passados 13 anos, o sistema judicial brasileiro não puniu os assassinos. O caso foi levado à CIDH pela Sociedade Interamericana de Imprensa, em 2005. Só agora começarão as investigações.
Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR; Gabriel Teixeira; Wellington Simo; Divulgação