18/07/2001 - 10:00
Boca fechada
Respirar pela boca pode trazer danos sérios aos pequenos. Desde deformidades na face e nos dentes até maior predisposição a gripes. Estima-se que 30% das crianças têm o problema. Para atender esses pacientes, a Universidade Federal de São Paulo inaugurou o Centro Brasileiro de Referência do Respirador Bucal, há duas semanas. O novo serviço é voltado para crianças até 12 anos. Informações pelo telefone (11) 5539-7723.
Sais naturebas
Na onda dos produtos naturais, a Ox Cosméticos lançou uma linha de sais para banho composta de ervas extraídas da Amazônia. É a Ox Terapia. Os itens foram divididos em três versões: calmante, energizante e tonificante.
Petisco saudável
Quem adora um petisco pode comemorar. Pesquisa apresentada na Conferência Anual de Biologia Experimental de 2001, nos Estados Unidos, revelou que o pistache ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) em até 10%. Uma porção de 30 gramas do alimento (47 unidades, em média) seria suficiente para ajudar a controlar o colesterol. Mais informações no site www.pistachios.org.
Pesquisa de ponta |
A 1ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids, realizada na semana passada na Argentina, mostrou que as pesquisas de uma nova classe de medicamentos, os inibidores de fusão, andam a todo vapor. A droga se liga a uma parte do HIV no começo da fase de replicação viral para bloquear o ciclo de vida do invasor. Age como se fosse um chiclete na fechadura. Em agosto, serão iniciados estudos de um dos inibidores, o SCH-C, em Nova York e Paris, com pacientes contaminados. |
Ouvido apurado
Um estudo britânico revelou que os bebês conseguem se lembrar das músicas apreciadas pelas mamães nos três últimos meses da gestação. Um grupo de mulheres ouviu diferentes tipos de composições – de eruditas a canções de reggae – na fase final da gravidez. Constatou-se que as crianças reagiam apenas às melodias que tinham sido tocadas quando elas ainda estavam no útero.
Rosácea
Surge na minha face, de vez em quando, um pequeno círculo de espinhas que foi diagnosticado como rosácea. Qual o melhor tratamento para isso?
Ana Lúcia Barreto, via e-mail
A acne rosácea ou simplesmente rosácea é caracterizada pelo surgimento de lesões parecidas com espinhas, mas com aspecto avermelhado e sem a presença de cravos na região. O tratamento é feito à base de calmantes da pele, como sprays de água termal. Para limpar a pele, use produtos neutros. Em casos mais graves, medicações orais são indicadas. Evite o cigarro, o sol, bebidas com cafeína e álcool. É uma doença crônica. Os cuidados são necessários por longo tempo.
Mônica Fiszbaum,
dermatologista de São Paulo
Suor
Tenho 20 anos e desde a infância tenho excesso de suor nas mãos e nos pés quando está calor ou quando estou ansiosa. Existe uma cirurgia que acabe com esses problemas?
Suely Dias, via e-mail
Essa cirurgia se chama simpatectomia torácica e é adotada para casos de hiperidrose emocional ou cortical, doença que se caracteriza por transpiração excessiva, desencadeada por fatores emocionais. Secciona-se um nervo para bloquear o estímulo de produção de suor. Eficaz para 98% dos casos, a cirurgia é indicada para a palma das mãos, as axilas e a face. Mas não tem o mesmo efeito para os pés. Neste caso, a aplicação da toxina botulínica pode trazer melhores efeitos, embora seja um tratamento temporário.
Ricardo Fenelon,
dermatologista de Brasília