Mosca azul

Apesar de ter anunciado que não pretende concorrer a presidente da República em 2002, o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, não pensa em outra coisa. Praticamente já acertou com o PSB sua filiação ao partido. Agora começa a trabalhar pelas alianças. O primeiro movimento é a reaproximação com o PMDB, do qual se desfiliou para aproximar seu governo do PT. Já que o PMDB está sem candidato, Itamar sonha com o apoio do partido. O segundo passo, mais difícil, é convencer o PT a apoiá-lo. Para esse caso, a tática do governador de Minas foi picar com a mosca azul um petista de peso. Nada mais, nada menos do que o presidente do partido, deputado José Dirceu (SP), com quem tem seguidamente se encontrado e conversado ao telefone. Itamar disse a Dirceu que não sairá candidato sem o apoio do PT. Depois, o convidou para ser o vice da chapa. É por isso que Dirceu tem atribuído a si o afastamento entre Itamar e Ciro Gomes.
…………………………………………………………………………………

MP do azar

O ministro da Justiça arrumou uma confusão para o governo. Depois de suspender por 45 dias todos os sorteios na tevê, mandou para o Ministério da Fazenda uma MP passando para a Caixa Econômica o controle do assunto. O problema é que não negociou a proposta com Pedro Malan, e a CEF resolveu cobrar 10% sobre a arrecadação de cada sorteio. As emissoras de tevê não aceitam o prejuízo e estão em pé de guerra.
…………………………………………………………………………………


Cadê o prejuízo?

O deputado Sérgio Miranda (PCdoB-MG) quer saber do Banco Central por que até agora não saíram os balancetes mensais do banco neste ano: “Já perguntei várias vezes e eles só enrolam. Acho que estão escondendo um prejuízo enorme que resultará em novos cortes no Orçamento.” Segundo o BC, o atraso foi por motivos operacionais, mas já estão fechadas as contas até abril. Quanto aos números, no último mês teria havido uma recuperação. Mas, de janeiro a março…
…………………………………………………………………………………

Doações de campanha

A prefeita de Florianópolis, Ângela Amin (PPB), meteu-se em apuros. O vereador Michel Curi (PTB) está pedindo a abertura de uma CPI para apurar o destino de quase 80 toneladas em roupas, avaliadas em R$ 264,4 mil, doadas à Fundação Vida de Santa Catarina, comandada por Ângela. “Deveriam ser repassadas a pessoas carentes, mas foram entregues a cabos eleitorais da prefeita”, acusa. Outro vereador, Mauro Passos (PT), diz que comprou numa loja um blazer inglês Shefford que integrava o lote de doações.
…………………………………………………………………………………

Carta da discórdia

Não é só para provocar Brizola que o governador do Rio, Anthony Garotinho, resolveu bajular o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL). Garotinho quer mesmo romper com o cacique do PDT. Recebeu uma carta de seu desafeto, não divulgada, na qual Brizola fala cobras e lagartos da primeira-dama, a poderosa dona Rosinha.

…………………………………………………………………………………

Rápidas

* O projeto que permite a participação de capital estrangeiro nas empresas de Comunicação será votado na próxima quarta-feira 14. FHC garantiu a Michel Temer o apoio da bancada governista.

* Michel Temer vai rever a decisão da Comissão de Justiça da Câmara que impediu a instauração da CPI da Nike. Da forma que ficou, nunca mais a oposição conseguiria criar CPIs.

* Entrou areia no acordo operacional TAM-Transbrasil. As duas empresas estão se desentendendo e devem desfazer o acerto de vôos

…………………………………………………………………………………

“Voto no Ciro, ele é igual ao Collor’’
Do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ),
que foi da tropa de choque collorida