Para os que dirigem com irresponsabilidade, fica valendo a frase: éramos felizes e não sabíamos. Pior para eles, melhor para os que respeitam as regras de trânsito. Explica-se: os radares, que apenas fotografam as placas dos veículos que trafegam acima do limite de velocidade, começam a ser substituídos no País por uma nova geração de equipamentos que vasculham o histórico do motorista. Essa nova tecnologia descobre imediatamente se o seguro obrigatório ou o IPVA estão em dia e confere os pontos da carteira de habilitação do condutor. Isso é bom porque tende a disciplinar o caótico trânsito do País. Mas há o outro lado: esses novos equipamentos serão instalados em carros de polícia de tráfego e até agora as autoridades não disseram se cumprirão o dever de sinalizar onde essas centrais estarão estacionadas, como deveria ocorrer com os radares móveis. Sem o aviso, a vigilância do tráfego se torna inconstitucional. Afinal, esses carros policiais não podem circular aleatoriamente só para apanhar o motorista desprevenido.

No Recife e em Curitiba foi instalado o Safe-PK (Sistema Autônomo de Fiscalização Eletrônica de Placas de Veículos em Movimento). Trata-se de uma combinação de câmera ultrapotente acoplada a um terminal de computador que se conecta a todas as bases de dados dos órgãos de trânsito e da arrecadação estadual de impostos. Funciona da seguinte forma: quando a placa é captada, automaticamente o programa do computador acoplado à câmera solicita as informações na rede.

Em segundos, o policial tem à sua disposição um verdadeiro raio X do motorista e do veículo. Quando algo de errado é detectado, uma mensagem de texto é enviada ao celular de todos os fiscais espalhados pela cidade. Em Pernambuco, isso já levou aos cofres públicos mais de R$ 200 milhões apenas com a regularização do IPVA. Os motoristas, por sua vez, estão mais cuidadosos. Em São Paulo, o Safe-PK ainda está em fase de teste pela Companhia de Engenharia de Tráfego, que também distribuiu para seus fiscais o equipamento NeoNote. Este computador de mão se conecta ao computador da central por ondas de rádio e emite uma multa em tempo real.