Saudosistas, preparem-se. A moda faz mais uma viagem no tempo. O destino desta vez é a colorida década de 80. O plástico e o vinil voltam com força total para a primavera e o verão. Com esses revestimentos, sandálias altas e sapatos de salto plataforma ganham exuberância. “Houve a fase de usar materiais naturais numa referência aos anos 70. Mas agora o momento é dos anos 80”, diz Cláudia Narciso, diretora de produto da Arezzo. A marca não abre mão do couro nos calçados, mas eles trazem acabamento envernizado para dar o aspecto brilhante do vinil. A Arezzo foi uma das primeiras grifes nacionais a apostar no verniz. Começou timidamente com alguns modelos no inverno, mas tomou fôlego na atual coleção.

A carioca Zigfreda também ousou. Colocou na passarela de um desfile recente uma plataforma de vinil amarelo que chegará às lojas no final deste mês. “O efeito molhado, plastificado, aparece em toda a linha de acessórios. Quisemos dar aparência animada, para cima. Couro acaba apagando a cor”, explica Kátia Wille, estilista da marca. Esse tipo de calçado nada discreto e altíssimo (o amarelo tem salto de 15 centímetros) é indicado para ocasiões especiais. Kátia sugere combiná-lo com vestido trapézio curtinho no momento da conquista. Pode ser usado ainda com uma calça mais curta e de cintura alta.

Já o plástico nos pés invadiu até as passarelas internacionais. A sofisticada grife italiana Emilio Pucci apresentou no último desfile de Milão um modelo desenhado por Matthew Williamson. Na Europa há calçados plastificados com forro de couro para não causar escorregões. Por aqui, o material também está nas lojas. Quem não se lembra da Melissinha, que virou sinônimo de sandália de plástico? O modelo Aranha, criado em 1979, foi febre entre as adolescentes dos anos 80. Mas a marca Melissa não parou no tempo e sempre buscou inovações, fazendo parceria com importantes nomes da moda, como a grife Zoomp. O primeiro modelo Aranha continua à venda. Mas agora vem repaginado por estilistas do calibre de Alexandre Herchcovitch. Assim, o plástico fica ainda mais pop.