Cuidado com o fogo
Nesta época de festas juninas, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que a população tome cuidado com as brincadeiras típicas de junho e julho. Há riscos de acidentes com balões, fogos de artifício e fogueiras. Em 2000, os principais centros de atendimento a queimados no Brasil registraram um aumento de 15% de pacientes com queimaduras no período. A entidade teme que o índice cresça neste ano.

 

Cerco à tuberculose
A Organização Brasileira de Combate às Doenças Pulmonares (Felasp-BR) fecha o cerco contra a tuberculose. Na segunda-feira 25, lança uma campanha para alertar a população sobre os perigos da doença. A entidade preocupa-se com o avanço do mal (a cada ano surgem 124 mil novos casos). Ela distribuirá folders explicativos. E arrecadará fundos para a ação de combate com a venda de selos ilustrados por obras de artistas plásticos como Aldemir Martins e Gustavo Rosa.

Marcas positivas
 

Estudo inglês sugere que ter rugas no rosto não é tão ruim quanto se imagina. Os pesquisadores avaliaram 118 pacientes, com mais de 50 anos, de um centro de dermatologia e descobriram que as pessoas com marcas relativamente profundas tinham 90% menos chances de desenvolver um carcinoma, um tipo de câncer de pele. Suspeita-se que as rugas sejam sinal de que a pele está se recuperando da ação do sol

Mais opção à mesa
Quem gosta de um bom cafezinho já pode contar com a versão orgânica do produto. A Native colocou nos supermercados a marca homônima de café solúvel. A empresa fabrica também açúcar orgânico. Eles foram produzidos a partir de plantas criadas sem agrotóxicos. De acordo com o fabricante, isso torna os itens mais saudáveis.

Esclerose

Minha irmã tem 36 anos e há dez anos sofre de esclerose múltipla. Já perdeu quase todos os movimentos. Ela toma o remédio Rebif Interferon. Há outro tratamento?
Keller, Três Pontas (MG)

O medicamento Rebif Interferon é um dos tratamentos mais eficazes contra a esclerose múltipla. O remédio age tentando diminuir a resposta imune do organismo. Isso porque, quando a doença se manifesta, o corpo passa a desenvolver uma imunidade exagerada. Sendo assim, o organismo começa a destruir a si próprio e o principal alvo é o cérebro. O mal se desenvolve por volta dos 20 aos 40 anos e causa sintomas, como crises de depressão, euforia ou distúrbios motores.
Paulo Bertolucci,
neurologista de São Paulo

Queda de cabelo

Meus cabelos estão caindo muito e tenho coceira excessiva na cabeça, além de descamação oleosa. Isso é sinal de calvície? A substância finasterida pode ser usada em mulheres?
Cíntia Machado, via e-mail

Queda de cabelo nem sempre é sinal de calvície. No seu caso, os sintomas apontam para uma doença: a dermatite seborréica. Há muitas opções de tratamento, mas ele deve ser prescrito por um dermatologista. Quanto à finasterida, nos Estados Unidos seu uso é recomendado apenas para homens com calvície hereditária (alopécia androgênica). No Brasil e em alguns países da Europa, o produto é prescrito também para mulheres, mas só para problemas de calvície hereditária. Ele não é recomendado para dermatite seborréica.
Ricardo Fenelon,
dermatologista de Brasília